Já na segunda edição, a fase final aconteceu em Chicago. Novamente, os russos venceram os anfitriões na decisão. O triunfo da Rússia sobre os Estados foi com o placar de 3 a 1.
Um dos postulantes ao título da Liga das Nações de Vôlei Masculino 2023 (VNL), o Brasil decepcionou na competição ao cair nas quartas de final, igualando o seu pior desempenho na história da competição.
Veja o histórico completo do Brasil na Liga
Em 2019, os Estados Unidos receberam a fase final da Liga das Nações de vôlei masculino. Nos duelos disputados em Chicago, estiveram: Brasil, Polônia, Irã, Rússia, Estados Unidos e França.
Em 2021, a Itália recebeu a Liga das Nações de vôlei masculino. Nos duelos disputados em Rimini, os semifinalistas foram: Brasil, Polônia, Eslovênia e França.
A VNL 2023 terá 16 equipes por gênero, ranqueadas de acordo com a lista da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Na primeira fase, que acontece de 06 de junho a 9 de julho, cada equipe joga 12 partidas, quatro por semana, em sedes diferentes.
Na final, a França venceu os Estados Unidos por 3 a 2, assim conquistou seu primeiro caneco da competição. Já na disputa de terceiro lugar, a Itália foi derrotada pela Polônia por 3 a 0.
MAIS | Liga das Nações de Vôlei: confira histórico com as campanhas do Brasil
A classificação final da Liga das Nações é a posição em que cada seleção termina ao fim do torneio e a tabela é feita etapa por etapa. O Brasil terminou em sexto lugar.
>> Próximo jogo do Brasil vôlei feminino será em agosto no Sul-Americano
A Polónia conquistou seu primeiro título, em casa, depois de vencer os Estados Unidos em um jogo empolgante.O primeiro set foi da Polônia com 25 x 23. Já no segundo set, os americanos reagiram fizeram seu primeiro set com 26 x 24. Mas o dia era mesmo dos poloneses, que completaram os dois últimos sets e ganharam a Liga das Nações - 25 x 18, cada.
As oito melhores equipes avançam à fase final eliminatória, que começa com a etapa de quartas de final. A Polônia, anfitriã da fase final, têm vaga garantida no mata-mata, que acontece entre 19 e 23 de julho.
Em 2022, a Itália recebeu a fase final da Liga das Nações de vôlei masculino. Nos duelos disputados em Bolonha, os oito postulantes ao troféu foram: Brasil, Estados Unidos, Polônia, Irã, França, Japão, Itália e Países Baixos.
O Brasil, aliás, é o maior vencedor, com nove títulos, e jamais ficou fora do grupo das seis melhores seleções. A Itália, nos últimos anos, não tem conseguido ir ao lugar mais alto do pódio, mas ainda é o segundo país com mais títulos, são oito, todos no século passado.
Na edição de 2021, disputada em Rimini, na Itália, o Brasil foi o campeão da Liga das Nações. O título veio após uma vitória por 3 x 1 sobre a Polônia. O terceiro lugar ficou com a França, após triunfo por 3 x 0 sobre a Eslovênia.
MAIS | Liga das Nações de Vôlei Feminino 2023: Classificação completa e resultados
A Polônia foi campeã sem liderar nenhuma estatística individual na Liga das Nações de Vôlei Masculino 2023 (VNL) - nem sequer ficar no top 3. O principal jogador foi Yuki Ishikawa, que liderou dois quesitos (melhor pontuador e melhor atacante) e apareceu no top 3 em outros dois (melhor sacador e melhor recepção)
A Liga das Nações de Vôlei Masculino 2023 acontece de 6 de junho a 23 de julho, em diferente sedes, reunindo as 16 melhores seleções do mundo, em busca de um dos principais títulos da modalidade. Confira abaixo todas as informações, os resultados e a tabela de classificação do torneio.
As equipes vencedoras recebem prêmios em dinheiro da FIVB dependendo de sua posição final. Além do prêmio em dinheiro, há outros prêmios disponíveis durante cada evento, como Jogador Mais Valioso, Melhor Jogador Ofensivo, Melhor Jogador Defensivo, Melhor Levantador, Melhor Bloqueador e Melhor Libero.
SAIBA MAIS | Todas as informações sobre a Liga das Nações de Vôlei Masculino 2023
Os comandados do técnico Renan Dal Zotto não tiveram sorte no chaveamento e pegaram a Polônia, país sede da fase final da Liga das Nações de Vôlei Masculino 2023 (VNL), logo nas quartas - e perderam por 3 sets a 1.
A Liga das Nações de 2023 contou com 16 equipes de vôlei masculino da lista da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). O torneio dura cerca de seis semanas, começando em meados de maio e terminando no início de julho, e nesse período, cada equipe realizou um total de 12 partidas.
A Liga das Nações de vôlei masculino chegou ao fim no domingo, 23 de julho, com a Polônia campeã. O Brasil foi eliminado nas quartas de final, e por isso não disputou o pódio, e ainda caiu na classificação. Veja o ranking.