Quem Foi Aristteles E O Que Ele Descobriu?

Quem foi Aristteles E o que ele descobriu

Ao lado de Sócrates e Platão, Aristóteles foi um dos mais importantes filósofos gregos. Suas classificações sistemáticas do conhecimento foram base para a Filosofia Escolástica e Moderna, assim como outras ciências modernas surgidas a partir do século XVI.

Ao lado de Sócrates e Platão, Aristóteles foi um dos mais importantes filósofos gregos. Discípulo de Platão, Aristóteles sistematizou o conhecimento e desenvolveu o empirismo.

Depois de prestar o serviço militar, e após ter sido tutor de Ptolomeu e Cassandro (ambos futuros reis), Aristóteles voltou à Atenas no ano de 335 a.C. Aí fundou o Liceu, que foi sua escola. Recebe este nome por ter sido construída em um templo dedicado ao deus Apolo Liceu e, diferentemente da Academia, era uma escola pública que inclusive dava aulas gratuitas. Os alunos do Liceu eram conhecidos como “os peripatéticos”, termo que vem do grego peripatētikós (περιπατητικός) e que significa “ambulantes”, pois tinham o costume de debater enquanto caminhavam.

Os escritos de Aristóteles, como os de Platão, influenciaram praticamente todos os ramos do conhecimento humano, no ocidente e no oriente. Sua Ética a Nicômaco (escrita para seu filho, Nicômaco, como um guia para uma boa vida) ainda é consultada como uma pedra de toque filosófica no estudo da ética. Ele criou o campo e o estudo do que é conhecido como ‘metafísica’, escreveu extensivamente sobre ciência natural e política, e sua Poética permanece um clássico da crítica literária.

Frases de Aristóteles

Frases de Aristóteles

Nesse período, Aristóteles se aprofundou nos estudos platônicos sobre o ser e sobre a essência das coisas, estudando dialética, política e as ideias socráticas. Estudou durante vinte anos na Academia, onde se tornou professor, e saiu com a morte de Platão, em 347 a.C.

O Estagirita (apelido de Aristóteles, por conta do seu local de nascimento) permaneceu na Academia durante 20 anos, de 367 a.C. a 347 a.C. Foi neste lugar que conheceu Eudoxo, que influenciou notavelmente na decisão filosófica de Aristóteles de encontrar um princípio explicativo que mantivesse as coisas tal como aparecem (que mais tarde chamou de phainomena, “fenômeno”). Relacionou-se também com Filipo de Opunte, Corisco, Espeusipo e Erasto, todos pensadores e estudantes de Platão.

Aristóteles estudou e escreveu sobre lógica, metafísica, política, ética, retórica, entre diversos outros assuntos. Discípulo de Platão, o filósofo grego é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental.

Principais Ideias de Aristóteles

Em Ética a Nicômaco, apresenta suas teorias morais, defendendo a Ética Eudêmia. O termo “eudêmia” deriva do mesmo radical da palavra daemon, que, segundo o dicionário grego, seria uma espécie de consciência. Segundo Aristóteles, a ética deveria ser guiada pela prudência e pela moderação.

Durante o período do Liceu, Aristóteles escreveu muitos diálogos e tratados. Somente os tratados sobreviveram e acredita-se que a maioria deles não estava destinada ao público. Nestes anos, faleceu sua esposa, Pítias e Aristóteles se juntou então com Herpílis, uma mulher de Estagira. Com Herpílis teve um filho, Nicômaco, a quem dedicou seu tratado de ética, Ética a Nicômaco, considerado um dos livros mais importantes de ética como disciplina autônoma em toda sua história.

Para Platão existem duas categorias de seres: o mundo sensível (aparência) x mundo inteligível (essência). Assim, nenhum objeto concreto conseguiria representar a si mesmo na sua totalidade. Somente a ideia garantiria o conhecimento seguro acessado pelo intelecto, pela razão.

O pensamento aristotélico

O pensamento aristotélico

Platão diria que não seria possível entender a "cadeira" através de um objeto concreto, pois há várias diferenças entre elas. Somente a ideia de "cadeira" é que nos garantiria a existência desse objeto.

2 — Filosofia da Natureza – Sobre o Céu, Sobre os Meteoros, oito livros de Lições de Física e outros tratados de história e vida dos animais. Entre os assuntos tratados, estão a história dos animais, a geração e corrupção animal.

Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, na Grécia, na fronteira da Macedônia. Seu pai, Nicômaco, era o médico da corte do rei da Macedônia e morreu quando Aristóteles tinha dez anos de idade. Seu tio assumiu a tutela do menino e, quando adolescente, Aristóteles foi enviado a Atenas para estudar na Academia de Platão, onde permaneceu pelos 20 anos seguintes. Ele era um estudante excepcional, graduou-se cedo e foi premiado com uma posição na academia ensinando retórica e diálogo. Parece que Aristóteles pensou que ele iria assumir a Academia após a morte de Platão e, quando essa posição foi dada ao sobrinho de Platão, Speusippus, Aristóteles deixa Atenas para conduzir experimentos e estudar por conta própria nas ilhas do arquipélago grego.

Quem foi Aristóteles?

Enquanto Platão defendia a existência do mundo das ideias e do mundo sensível, Aristóteles pregava o conhecimento obtido a partir do mundo em que vivemos. Em relação à origem das ideias, o mestre defendia o Inatismo, e seu discípulo, o Realismo.

Pouco se sabe sobre sua infância e juventude. Aos 17 anos, partiu em viagem para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia Antiga naquela época. Foi estudando na Academia de Platão, onde conheceu o filósofo e se tornou um de seus alunos preferidos.

Podemos afirmar que o maior legado deixado por Aristóteles foi a classificação sistemática das áreas do conhecimento, a lógica e a introdução do conhecimento empírico como válido para a obtenção de qualquer conhecimento prático sobre o mundo.

Morte

Pouco tempo depois do exílio que se impusera, adoeceu. Desiludido com a ingratidão dos atenienses decidiu por fim à vida bebendo, como Sócrates, uma taça de cicuta.

Quando retornou a Atenas, em 335 a.C., Aristóteles decidiu fundar sua própria escola chamada Liceu por estar situada no edifício dedicado ao deus Apolo Lício.

Durante sua vida cultivou uma enorme quantidade de interesses. Seus estudos incluem a lógica, a política, a ética, a física, a biologia, a retórica, a poética e a astronomia. Em todas elas desempenhou um papel inovador, inclusive fundacional, visto que propôs os primeiros estudos sistemáticos de cada matéria.

Tópicos deste artigo

De volta à Atenas, em 335 a.C., Aristóteles decidiu fundar sua própria escola, chamando-a “Liceu”, instalada no ginásio do templo dedicado ao deus Apolo, Lício.

Podemos afirmar que o maior legado deixado por Aristóteles foi a classificação sistemática das áreas do conhecimento, a lógica e a introdução do conhecimento empírico como válido para a obtenção de qualquer conhecimento prático sobre o mundo.

Com a morte de Platão, em 347 a.C., o brilhante e famoso aluno se considerava o substituto natural do mestre na direção da Academia. Porém, foi rejeitado e substituído por um ateniense nato.

Outras matérias

Outras matérias

Após a morte de Alexandre, o Grande, em 323 a.C., quando a opinião popular ateniense voltou-se contra a Macedônia, Aristóteles foi acusado de impiedade devido à sua associação anterior com Alexandre e a Corte da Macedônia. Com a execução injusta de Sócrates em mente, Aristóteles optou por fugir de Atenas, “para que os atenienses não pecassem duas vezes contra a filosofia”, como ele disse, e morreu um ano depois em 322 a.C.

Antes de Aristóteles, a classificação e sistematização do conhecimento não era um hábito comum entre os filósofos da época. Foi ele quem separou e categorizou os conhecimentos sobre lógica, ética, política, física, metafísica e estética.

1 — Lógica – Sobre a Interpretação, Categorias, Analíticos, Tópicos, Elencos Sofísticos e os 14 livros da Metafísica, que denominou Prima Filosofia. O conjunto dessas obras é conhecido como Organon.

Quem foi Aristóteles e suas principais ideias?

Aristóteles foi um dos que afirmaram a importância da classificação que separa os conhecimentos sobre lógica, ética, política, física, metafísica e estética.

Como era a Atenas na época de Aristóteles?

No período clássico, Atenas era um centro artístico, estudantil e filosófico, sendo a sede da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles. ... Após o fim do período clássico, a cidade foi dominada por povos estrangeiros e entrou em declínio durante a Idade Média.

Qual era o pensamento ocidental na época de Aristóteles?

Aristóteles é um autor que tem grande influência no pensamento político ocidental, pois ele tem um jeito particular de pensar o Estado: ele acredita que o Estado é uma organização natural, e que através dela os homem podem alcançar os maiores bens.

O que é Theta?

THETAS: Grupo marginalizado e sem terras. Muitos se dedicam às atividades comerciais. METECOS: comerciantes estrangeiros. ESCRAVOS: ou por dívidas ou adquiridos em guerras.

Como era o governo de Atenas?

Democracia ateniense

Como era a sociedade de Atenas?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.

Quais eram as formas de governo em Atenas antes da democracia?

No século VII a.C., a Cidade-Estado de Atenas foi governada por uma oligarquia, uma forma de governo em que o poder se restringia a poucas pessoas. A população daquela época vivia da agricultura, porém as terras férteis eram poucas e estavam nas mãos dos aristocratas.

Como Atenas era conhecida?

Atenas foi uma das principais pólis da Grécia Antiga, conhecida como o lar da democracia, sistema político que surgiu no século VI a.C. A cidade de Atenas é um dos locais mais estudados da Grécia pela grande quantidade de escritos nela feitos durante o Período Clássico — uma demonstração de como a cidade era aberta à ...

Como Atenas caiu?

O Declínio da Atenas Clássica A idade de ouro de Atenas foi interrompida após uma derrota contra Esparta durante a Guerra do Peloponeso (431-404 aC). Atenas então caiu sob o domínio de Phillip da Macedônia e seu filho Alexandre, o Grande, mas continuou sendo o centro cultural da Grécia.

Qual as principais características de Atenas?

Principais Características de Atenas Como não possuíam terras férteis para agricultura, os atenienses se dedicaram à pesca e ao comércio marítimo. ... Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.

O que eram os atenienses?

Em Atenas eram considerados cidadãos homens livres (eleutheroí), maiores de 18 anos, filhos de pai ou mãe ateniense – após 451 a.C. deveriam ter pai e mãe ateniense –, e serem inscritos nos registros cívicos do demos. Tinham como direito a participação política, a propriedade da terra e a defesa do território cívico.

O que era esperado dos cidadãos atenienses?

Resposta: Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

O que significava para os atenienses ser um bom cidadão?

Resposta. Resposta: o homem precisava ser virtuoso, responsável, devia explicações à comunidade, falava livremente e respeitava as leis vigentes.

O que é a democracia ateniense?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Quem eram os cidadãos na democracia ateniense?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

Quais são as características da democracia ateniense?

Características da Democracia Ateniense:> o poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos; > igualdade de direitos de todos os cidadãos; > Péricles determinou que os cargos públicos fossem pagos, de forma que todos os cidadãos, mesmo os mais pobres, os podessem exercer; > qualquer cidadão podia ...

Quais eram as principais características de democracia antiga?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Quando é no governo de quem a democracia ateniense atingiu seu apogeu?

O apogeu de Atenas e de sua democracia foi no século V a.C., chamado de Século de Ouro ou o Século de Péricles, em uma referência ao governante ateniense de maior prestígio. ... A democracia, uma invenção grega, já era definida no século V. a.C, como o poder que está nas mãos de todo o povo.

Como a democracia ateniense pode ajudar a aprimorar a nossa democracia?

Resposta. O poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos, igualdade de direitos de todos os cidadãos. ... - O povo tendo direito e poder no governo com o governo apoiando sem intervenção de outros representantes.

Qual a sua opinião no contexto da democracia ateniense sobre a frase?

Qual a sua opiniao,no contexto da democracia ateniense,sobre a frase:"Mas aquele [Cidadão]que não se manifestar interesse pela política, pela vida pública, é considerarado um inútil? ericksantos251pabn28 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.

Como se deu a formação da democracia em Atenas?

De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.

Como se dava o exercício democrático em Atenas?

O conceito de democracia ateniense era direito e excludente; os poucos cidadãos (homens, maiores de idade, natos atenienses) participavam diretamente da tomadas de decisões. O conceito de cidadania no Brasil é indireto ou representativo e abrangente; todos somos cidadaos e elegemos representantes.