Aquiles, filho de Peleu e Tétis, é um herói e semideus da mitologia grega. Ele era muito belo, forte e corajoso. Considerado um dos maiores guerreiros mitológicos da Grécia Antiga, Aquiles participou de várias batalhas, entretanto, a mais importante foi a Guerra de Troia.
Para cumprir a promessa Afrodite ajudou Páris a raptar Helena, a mulher de Menelau que era o rei de Esparta. A fim de resgatar Helena, os gregos espartanos velejaram para Tróia o que levou os outros deuses a tomarem partido.
Para precipitar a morte de Heitor, Atena se transformou no mais querido dentre seus irmãos, Deífobo, eo estimulou a ir ao encontro de Aquiles.
O corpo de Aquiles foi resgatado com grande dificuldade pelos gregos. Sua mãe havia profetizado que ele poderia escolher entre dois destinos: lutar em Troia, alcançar a glória eterna mas morrer jovem; ou permanecer em sua terra natal e ter uma longa vida, mas sendo logo esquecido.
Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável. ... Outra versão considera o calcanhar de Aquiles como uma virtude.
Quando tinha nove anos, o profeta Calcas previu, em oráculo, que Aquiles conquistaria sozinho Troia. Tétis, temendo por Aquiles, pois sabia que ele iria ser morto em Troia, disfarçou-o de menina e escondeu-o no palácio de Licomedes, na ilha de Ciros.
O nome tendão de Aquiles vem da mitologia grega. A obra “Ilíada”, de Homero, onde Aquiles é filho do rei Peleu e da deusa Tétis, relata que o semideus é protegido porque sua mãe o mergulhou nas águas do rio Estige, logo após o seu nascimento.
O tendão calcâneo ou tendão de Aquiles é um dos mais importantes e resistentes tendões do corpo. Ele é formado pela união dos músculos gastrocnêmio e sóleo (tríceps sural), com inserção no osso calcâneo.
Como é feito o tratamento O tratamento para a inflamação do tendão de Aquiles geralmente é feito com uso de compressas de gelo no local da dor, durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, repouso das atividades e uso de sapato fechado, confortável e sem salto, como um tênis, por exemplo.