Nascido em Dole, França, em 27 de dezembro de 1822, o cientista Louis Pasteur ficou conhecido pela técnica de pausterização que revolucionou a ciência do século XIX.
Needham, por exemplo, inseriu caldos nutritivos em tubos de ensaio, aqueceu e isolou-os com rolhas. Após alguns dias, verificou a presença dos seres microscópicos – uma possível comprovação de que ocorrera o mecanismo da abiogênese.
Após quebrar o gargalo do frasco, o ar entrava e os alimentos, previamente aquecidos, se deterioravam. Com esse experimento, Nicholas provou, definitivamente, que micro-organismos e esporos podiam ser carregados junto com o ar e contaminar os alimentos, sendo responsáveis pela sua decomposição.
Louis Pasteur contribuiu muito com o avanço da Microbiologia, pois, se destacava em diversos trabalhos e criava diversas teorias: Teoria microbiana da fermentação, Pasteur explicou o porquê acontecia a contaminação por álcool durante o processo de fermentação, ele descobriu a presença de diversos micróbios, denominados ...
A vacina tradicional é elaborada em tecido nervoso do cérebro de camundongos. O vírus rábico é injetado lá para que se multiplique. Posteriormente, o cérebro desses animais é colhido com essa massa contendo tecido cerebral e vírus rábico para que a vacina seja preparada.
A vacina raiva (inativada) é indicada para a prevenção da raiva em crianças e adultos. Esta vacina pode ser administrada antes e após a exposição, como vacinação primária ou como dose de reforço.
A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.
Vacina contra raiva deve ser tomada logo após mordida de cão ou gato | Bem Estar | G1. Na cidade de São Paulo, último caso de raiva humana por cão foi em 1981. Postos de saúde oferecem dose; animais devem ser imunizados todo ano.
A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza atendimento clínico para cães e gatos por meio do Centro de Controle de Zoonoses e através das Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ). São ofertados gratuitamente atendimento com médico veterinário, exame de calazar e vacinação antirrábica.
Clínica da Prefeitura de Fortaleza oferece diversos serviços de graça no Bairro Passaré. A população de Fortaleza pode contar com atendimento veterinário gratuito com uma clínica para animais da prefeitura.
Serviço