Martinho da Vila
Será sem duvida, o sucesso do carnaval de 1917, o samba “Pelo Telefone”, da autoria do conhecido musicista Ernesto dos Santos (Donga), e dedicado aos populares carnavalescos “Perú” e “Morcego”, da falange do Castelo.
Nele, Donga defende “Pelo Telefone” como samba precursor e original qualificado, mas Ismael qualifica-o como maxixe.
Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos. Outras variantes do samba são: samba de breque, samba de partido alto, samba raiz, samba-choro, samba-sincopado, samba-carnavalesco, sambalanço, samba rock, samba-reggae e bossa nova.
Sua instrumentação tradicional é composta por instrumentos de percussão como o pandeiro, a cuíca, o tamborim, o ganzá e o surdo e de acompanhamento – cuja inspiração é o choro – como o violão e o cavaquinho.
Pagode (estilo musical)
Confira agora quem são os oito maiores sambistas de todos os tempos!
O samba de roda é um ritmo da tradição afro-brasileira e está associado a uma dança parecida com a capoeira. Formando um círculo, algumas pessoas tocam pandeiro, viola, atabaque, berimbau e chocalho, além de cantarem e baterem palmas.
Uma das principais características do samba de roda é que, normalmente, são as mulheres que dançam na roda enquanto os homens batem palma, cantam e tocam os instrumentos. Essa manifestação geralmente ocorria nas festas tradicionais ou no culto aos orixás.
Gênero musical binário, que representa a própria identidade musical brasileira. De nítida influência africana, o samba nasceu nas casas de baianas que emigraram para o Rio de Janeiro no princípio do século. ... Inicialmente vinculado ao carnaval, com o passar do tempo o samba ganhou espaço próprio.
Carmem Miranda
É o compositor das inesquecíveis “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”.
20 sambas que não podem faltar na roda
Grandes compositores começavam a gravar seus nomes na música popular brasileira, como Ernesto Nazareth, Catulo da Paixão Cearense, Sinhô, Pixinguinha, Ismael Silva, Lamartine Babo, Ary Barroso e o genial Noel Rosa, que em apenas 27 anos de vida deixou dezenas de obras-primas do samba e sucessos do Carnaval, verdadeiras ...
Considera-se que a fusão da valsa, polca, maxixe, jongo e lundu fez nascer um gênero totalmente singular. Há grande influência europeia na formação do samba, principalmente na parte harmônica, porém, sua célula rítmica é, sem dúvida, de origem africana.
Disseminado por toda o território brasileiro, adquiriu traços peculiares em vários estados. Apesar da estabilidade no Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, além da Bahia, seu reconhecimento enquanto identidade nacional possui raízes originadas na capital fluminense, desde o início do século XX.
O samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX. Tem origem nos batuques e rodas de samba realizados pelos afro-brasileiros em seus momentos de encontro e lazer.
O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. ... Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.
O samba é uma forma de dança originária do Brasil. É ligada ao ritmo musical de mesmo nome, e muito praticada por passistas de escolas de samba e em pagodes. ... Nessa música brasileira, a harmonia é feita pelos instrumentos de corda, como o cavaquinho e o violão.
O samba de roda tem influencias da cultura africana e portuguesa. O estilo musical nasceu das festas de terreiros realizadas no Recôncavo Baiano, durante os anos de 1860, e tinha como objetivo preservar o legado do povo negro escravizado.
Antes de mais nada, nesse período o samba era discriminado e os sambistas passavam por extrema necessidade. "Pelo telefone" foi o primeiro samba comercializado no ano de 1917, e com isso as danças demonstravam alegria, e, anos mais tarde o samba se popularizou como vemos nos dias de hoje.
Quem dança ou canta samba é: A - Sambeiro, B - Sambador.
As mulheres normalmente trajam saias amplas ou vestidos com a cintura franzida. Os homens optam pelas calças tradicionais ou de jeans, acompanhadas por camisas de manga comprida, bem coloridas e estampadas. As músicas são tocadas em rabecas ou violas, junto com o pandeiro e o triângulo, e vocalizadas por uma banda.
É uma música feita sobre nós negros numa época em que essa era uma forma de explicitar a vida cotidiana do preto pobre brasileiro, os marginalizados que viviam nas periferias formadas no pós-abolição.
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.