Golpe de Estado no Brasil em 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1.º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango.
O queremismo foi um movimento político que surgiu espontaneamente nas classes populares em meados de 1945. Era um movimento de apoio das classes de trabalhadores ao então presidente Getúlio Vargas. Essa organização foi uma resposta à mobilização que existia para promover a deposição de Vargas da presidência.
O Movimento da Panela Vazia teve origem em março de 1953, quando se intensificaram os protestos contra os constantes aumentos do custo de vida. Nessa ocasião, segundo Abguar Bastos, “dezenas de milhares de donas-de-casa”, erguendo panelas vazias, desfilaram pelas ruas da capital paulista rumo ao palácio do governo.
Movimento popular surgido em maio de 1945 no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, com o objetivo de lutar pela permanência de Getúlio Vargas na presidência da República. Seu nome originou-se do slogan “Nós queremos Getúlio”.
Movimento político surgido em maio de 1945 com o objetivo de defender a permanência de Getúlio Vargas na presidência da República. ... Os queremistas reivindicavam o adiamento das eleições presidenciais e a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.
No mês de maio, a cidade do Rio de Janeiro serve de palco para o lançamento oficial do movimento queremista, cujos integrantes reivindicavam basicamente o adiamento das eleições e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, mas exigiam o lançamento da candidatura Vargas caso o pleito fosse confirmado para a ...
Aos brados de “Queremos Getúlio!”, nascia o chamado “Queremismo” ou “Movimento Queremista”.
A renúncia se deu devido às pressões dos E.U.A, oposições militares e civis, agravamentos dos debates entre nacionalistas e liberais (críticas ao populismo).
Getúlio, até os dias de hoje, foi o único presidente que chegou ao poder por forma indireta e direta. Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.
24 de agosto de 1954
O Jornal do Povo se referiu assim aos acontecimentos: “A morte de Getúlio Vargas emocionou a cidade, sobretudo nossos bairros proletários. Muitas pessoas chorosas, outras tiveram palavras de carinho para o presidente morto. Muitas mensagens de condolências estão sendo enviadas à família Vargas”.
72 anos (1882–1954)
O vice-presidente Café Filho assumiu a presidência, em 1954, com o suicídio de Getúlio Vargas. João Goulart assumiu a presidência em 1961, com a renúncia de Jânio Quadros. Itamar Franco assumiu a presidência em 1992, após a renúncia de Fernando Collor.
31 de janeiro de 1951 – 24 de agosto de 1954