As veias apresentam a mesma constituição que as artérias, sendo formadas por uma camada externa com tecido conjuntivo rico em fibras colágenas e elásticas; uma camada média constituída por músculo liso e fibras elásticas; e uma camada interna com células epiteliais achatadas, denominadas de endotélio.
O sangue humano não é azul. Normalmente, os manuais e livros de medicina e biologia ilustram o sangue venoso como sendo azul. Sendo assim, muitos passaram a acreditar que esse seria o motivo das veias apresentarem um tom dessa cor.
As veias podem ser classificadas em dois grandes grupos: Veias superficiais: estão localizadas mais próximas à nossa pele, podendo, inclusive, ser visualizadas. Veias profundas: estão localizadas mais internamente e podem estar sozinhas ou acompanhadas de artérias.
As veias do corpo humano são vasos sanguíneos que fazem parte do sistema circulatório do organismo e se ramificam por todo nosso corpo. A principal função das veias é transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração.
Os vasos sanguíneos de calibre maior (artérias e veias) têm mais camadas celulares e paredes mais espessas. Enquanto os vasos de menor calibre são bem finos (arteríolas, vênulas e capilares), geralmente com uma só camada. As veias e artérias de grande calibre, possuem válvulas que evitam o refluxo sanguíneo.
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares.
O comprimento total dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) é de cerca de 100 mil quilômetros. Tendo em vista a circunferência da Terra que mede 40 075 km, os vasos sanguíneos, se alinhados, dariam duas voltas e meia no planeta.
Veia cava inferior Ela recolhe todo o sangue do abdômen, pelve e membros inferiores e transporta-o para o átrio (aurícula) direita do coração. A VCI forma-se pela junção das veias ilíacas comuns direita e esquerda ao nível da vértebra L5, bem na frente da bifurcação aórtica.
Na maioria das vezes o sangue demora apenas 60 segundos, ou seja, 1 minuto para percorrer todo o corpo.