É possível sim a volta da fala-voz e a deglutição após o uso da traqueostomia.
A decanulação é descrita como processo de retirada da traqueostomia, dado que o tubo não é mais necessário20.
Tal técnica utiliza-se de uma seringa de 20mL e consiste em insuflar 15mL de ar dentro do balonete. A distensão traqueal provocada pela insuflação do ar gera uma força de resistência contrária, que atua sobre o cuff, a qual é transmitida para o êmbolo da seringa, deslocando-o em sentido contrário da aplicação.
Para uma adequada assistência ventilatória mecânica (AVM), o tubo endotraqueal (TE) possui na sua porção distal um balonete (cuff), cuja função é selar a via aérea artificial (VAA) para evitar o refluxo de conteúdo gástrico para o interior do trato respiratório inferior (causa comum de pneumonia) e o escape de gás ...
A pressão do cuff deve ser em torno de 18 a 22 mmHg ou 25 a 30 cmH2O (cuffômetro) visando evitar vazamentos de ar sem compressão excessiva da mucosa traqueal e deve ser verificada no mínimo 4 vezes/dia e antes de realizar a higiene bucal.
Para insuflação e controle da pressão de tubos orotraqueais com grande volume, e cuffs de baixa pressão. Escala com 2 zonas: Para Tubo Laríngeo e Tubo Endotraqueal.
Materiais Utilizados: 1m de mangueira 1,5mm; Tabua de madeira 50X50 cm; Tabuas de madeira 10x15 cm; 4 Abraçadeiras; 1 Papel milimetrado; 1 Régua de 30 cm; 1 Rolha; 1 Frasco de maionese vazio; 8 parafusos; 1 Durepox; Vinagre e Bicarbonato de Sódio. Inicialmente os alunos foram orientados a montar o manômetro.
Quando é feita a medida em cmH2O, esses valores não devem ultrapassar 20 e 30 cmH2O. Pressões superiores a 30 cmH2O (22,1 mmHg) podem gerar lesões na parede da traqueia e pressões menores que 20 cmH2O (18,4 mmHg) podem levar a broncoaspiração (JULIANO et al., 2007, p. 318).