O índice de Apgar ou escala de Apgar é um teste realizado pelos pediatras duas vezes no bebê recém-nascido: uma no primeiro minuto de vida e outra no quinto, servindo como uma avaliação da vitalidade da criança.
Após mudanças, a escala tornou-se um padrão de avaliação do bebê, sendo a soma de cinco sinais, determinados nos primeiros um e cinco minutos de vida da criança. É uma avaliação feita na sala de parto e a pontuação é anotada na Caderneta da Criança.
O escore de Capurro é utilizado para determinar a IG quando as mães desconhecem a data da última menstruação (DUM) e não realizaram a ultrassonografia gestacional precoce (até 14 semanas). Os métodos citados acima (DUM e USG transvaginal precoce) possuem uma precisão maior, sendo preferíveis para essa análise.
O desenvolvimento do bebê com 40 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo e ele está pronto para nascer. Todos os órgãos estão completamente formados, o coração bate aproximadamente de 110 a 160 vezes por minuto e o parto pode começar a qualquer momento.
Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são: