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Por exemplo, se uma pessoa ou animal estiver olhando/caminhando da esquerda para direita, deverá enquadrá-los mais para o lado esquerdo da tela e deixar um espaço maior vazio à sua direita. Isso mostrará em qual direção caminham ou olham.
Há uma possível confusão com um outro tipo de enquadramento, quando a câmera está numa posição inferior, mas seu ângulo é normal (não está virada para cima). Nesse caso, que poderíamos chamar de “ponto de vista de uma barata”, não se trata de um contra-plongée.
Muito utilizado na gravação externa de edifícios, casas, museus, monumentos, pontes e em diálogos entre duas pessoas (onde ambos são posicionados em 45° em relação um ao outro) como em entrevistas e bate-papos.
Se eu optar pelo guarda-sol, devo trabalhar o enquadramento para que o guarda-sol tenha destaque na imagem do vídeo. Vários assuntos destacados na mesma imagem podem distrair quem assiste e dificultar o entendimento da história.
Muito utilizado em vídeo-jornalismo, documentários, vlogs ou onde o interlocutor deseja falar diretamente com seu público, posicionando-o de frente, a mensagem passa a ser mais direta e objetiva.
Na hora de analisar um filme, contudo, ou de planejá-lo com um nível maior de detalhamento, os planos podem ser classificados de uma forma mais complexa. As gramáticas da linguagem cinematográfica variam bastante, de modo que a lista a seguir é apenas uma das possibilidades. De qualquer modo, é a primeira que aprendi (nas aulas do prof. Aníbal Damasceno), e sempre se revelou útil.
Como o próprio nome diz é a câmera posicionada na altura dos olhos do personagem ou interlocutor, e, na ausência deste, na altura do nível dos olhos de uma pessoa de estatura mediana (1,70m).
Também, posicionar a câmera em locais altos (quando possível) pode facilitar a visualização e o entendimento do ambiente ao gravar espaços amplos como extensas praias, fazendas, grandes jardins, parques, aeroportos, campos de futebol, complexos industriais, etc.
Ao realizar um enquadramento, a posição e o ângulo da câmera em relação ao assunto principal têm uma importância fundamental e deve ser pensada antes de começar a gravar. Veja abaixo:
A noção de enquadramento é a mais importante da linguagem cinematográfica. Enquadrar é decidir o que faz parte do filme em cada momento de sua realização. Enquadrar também é determinar o modo como o espectador perceberá o mundo que está sendo criado pelo filme. Quem enquadra bem, com senso narrativo e estético, escolhendo acertadamente como as coisas e as pessoas são filmadas em cada plano do filme, tem meio caminho andado para contar uma boa história com o cinema. Quem não sabe enquadrar está desperdiçando uma ferramenta fundamental da linguagem do seu filme e deveria procurar outra coisa pra fazer na vida.
Uma outra noção importante é o EXTRA-QUADRO, aquilo que não está sendo mostrado pela câmera, mas que pode ser imaginado pelo espectador, ou registrado pelo som. Dizemos que alguém ou alguma coisa está FORA DE QUADRO (FQ), ou OFF, quando não está visível naquele enquadramento, mas faz parte da história. Em livros sobre linguagem de cinema, as expressões FORA DE QUADRO e OFF assumem significados distintos, mas não vale a pena perder tempo com isso.
Enquadrar uma cena é o mesmo que escolher o que a lente da câmera irá capturar na hora da gravação. É fundamental um enquadramento de imagem planejado para transmitir a mensagem corretamente.
Ao contrário do ângulo de câmera alta, posicionar a câmera abaixo no nível dos olhos do personagem/interlocutor dará poder e entusiasmo e, em alguns casos, autonomia ou transmitir a sensação de medo na audiência.
Saiba que não há certo ou errado na hora de enquadrar uma imagem, mas sim alguns parâmetros estudados e desenvolvidos há anos e que são aplicados em todos os tipos de produção audiovisual, do mais simples ao mais complexo.
A câmera se posiciona no lugar do personagem e “enxerga” o mesmo campo de visão que ele está vendo. Esse ângulo provoca uma imersão maior de quem assiste dentro da história.
Conhecendo algumas técnicas básicas (e que também são usadas em Hollywood) sobre posicionamento de câmera, atores, interlocutores ou personagens no set de gravação, dará muito mais valor e qualidade de produção aos seus vídeos.
No começo do cinema, os americanos criaram três tipos básicos de planos, que ainda hoje resolvem, embora de modo tosco, a maioria dos nossos problemas de enquadramento. Para simplificar, vamos considerar que a câmera está utilizando uma objetiva normal, que “vê” as coisas do mesmo modo que um olho humano (ângulo visual de mais ou menos 90%).
Muito utilizado nos filmes de cowboys americanos mais antigos, este plano mostra o interlocutor/personagem da altura dos joelhos para cima, fazendo com que uma parte mais significativa de suas expressões faciais e corporais, bem como seus movimentos, sejam notados com maior ênfase na tela.
Alguns videomakers tendem a posicionar a câmera na altura dos próprios olhos ao invés de respeitar a altura do personagem em cena. Não que esteja totalmente errado, mas a altura de ambos pode não ser necessariamente a mesma.
Após definir os tipos de enquadramento de imagem para cada vídeo que fizer, é importante estudá-los e identificar possíveis correções que possam ser feitas em vídeos futuros.