‘Otimismo cauteloso’ seria o termo usado para descrever o lançamento do ‘Homem-Formiga’ nos cinemas em 2015, após anos de expectativa. Embora o personagem esteja sob os olhos do público desde sua estreia na Marvel em 1962, levou décadas e várias tentativas fracassadas para finalmente trazer Hank Pym e Scott Lang para o Universo Cinematográfico da Marvel. Após o drama dos bastidores e relatos de mudanças de última hora, o ‘Homem-Formiga’ finalmente estreou com um filme estrelado por Paul Rudd como o herói titular.
Em vez disso, Hank Pym decidiu desenvolver seus próprios superpoderes após uma tragédia. Uma versão de sua história de origem apresenta sua primeira esposa, Maria Trovoya, uma dissidente política em seu país natal. Quando Maria se apaixonou por Hank e se casou com ele, ela pensou que seu status americano poderia protegê-la. Em vez disso, ela foi assassinada. Hank decidiu crescer com essa experiência e fazer tudo o que podia para ajudar as pessoas com problemas.
Isso logo se tornou um problema, pois Feige supostamente pressionou para que o filme fosse conectado ao MCU. Assim, ele afirmou que faria parte da Fase Três com algumas modificações no roteiro. Isso supostamente levou à dissolução da parceria de Feige e Wright, com Wright deixando o filme. Assim, tudo em que Wright havia trabalhado foi entregue à Marvel e ao novo diretor Peyton Reed para tentar se manter a tempo da data de lançamento do ‘Homem-Formiga’.
Mas olhando para quem quase foi escalado, o ‘Homem-Formiga’ sempre teve a intenção de ser uma comédia. No topo da lista está Joseph Gordon-Levitt – que parece estar na disputa por cada papel de super-herói hoje em dia, mas ainda não conseguiu um. Assim, as suas habilidades cômicas e entrega enérgica quase se igualam às de Rudd, embora Scott Lang de Gordon-Levitt teria adicionado um talento diferente para o MCU. Com Ewan McGregor e Adrien Brody também considerados em um ponto – dois atores não exatamente conhecidos por comédia, mas certamente capazes de provocar gargalhadas – é bom ver que mesmo que não tivéssemos a sorte de ter Paul Rudd como nosso Homem-Formiga nos próximos anos, havia várias outras opções de qualidade na mesa. E portanto, ainda estão na mesa para os próximos filmes da Marvel.
Em outubro de 2021, Bill Murray sugeriu ter feito uma participação especial no filme. Durante uma entrevista ao portal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, o ator afirmou ter feito um filme da Marvel e ter conhecido o diretor de As Apimentadas (2000) - comédia dirgida por Reed. (Via Variety)
Copyright Spring Publicações Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Spring Publicações Ltda.
Imagens: ComicVine, comicbook, CBR, Comic Book Herald, Comic Attack, Where to Start Reading
Com todas as mudanças de roteiro provenientes do agitado ciclo de produção do filme e revisões feitas antes e depois do Universo Cinematográfico da Marvel atingir o sucesso, já existiu um rascunho do ‘Homem-Formiga’ onde a Vespa desempenhou um papel importante. Ela foi feita para ser o interesse amoroso do Homem-Formiga – como sempre foi nos quadrinhos. E talvez isso significasse que a Vespa não seria a Hope de Evangeline Lilly sob o traje, mas sim um personagem totalmente novo.
A conturbada história da produção do ‘Homem-Formiga’ está bem documentada. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esses problemas de produção não começaram e terminaram quando o filme foi anunciado. Em vez disso, Edgar Wright e Joe Cornish escreveram um tratamento para o filme em 2001 para uma empresa chamada Artisan Entertainment, quando o ‘Homem de Ferro’ e o MCU eram apenas um brilho nos olhos de Kevin Feige. A notícia acabou chegando a Feige e a dupla apresentou sua versão do filme para ele em 2004. Em 2006, a Marvel Studios – que finalmente estava emergindo das sombras, destinada a dominar as bilheterias – contratou Wright para dirigir o ‘Homem-Formiga’ como parte do filme da Marvel. Na fase um.
Com Hank Pym sendo um gênio e tudo, ele ajustou seus poderes várias vezes. Portanto, isso lhe deu outras habilidades além de encolher para um tamanho minúsculo. Mas junto com esses novos poderes, Pym – e, como resultado, o Homem-Formiga – inexplicavelmente mudou de nome e fantasias para se tornar vários super-heróis. Talvez ele seja apenas ganancioso, porque não vemos o Homem-Aranha ou o Homem de Ferro se tornando um super-herói totalmente novo quando recebem um novo traje ou habilidade.
Fora da prisão, Scott conseguiu um emprego como engenheiro nas Indústrias Stark. Entretanto, ao mesmo tempo, descobriu que sua filha, Cassia, tinha uma doença grave no coração. Foi nesse momento que ele conheceu a Drª Erica Sondheim, que seria capaz de ajudá-la.
O filme foi dirigido por Peyton Reed e estrela Paul Rudd como Scott Lang/Homem-Formiga, Evangeline Lilly como Hope van Dyne, Corey Stoll como Darren Cross/Jaqueta Amarela, Bobbt Cannavale como Jim Paxton, Michael Peña como Luis, T.I como Dave, Anthony Mackie como Sam Wilson/Falcão, Wood Harris como Gale, Judy Greer como Maggie Lang, David Dastmalchian como Kurt e Michael Douglas como Hank Pym.
O principal poder do Homem-Formiga é conseguir mudar de tamanho. Apesar do nome, no entanto, ele não consegue ficar apenas pequeno. O desenvolvimento das Partículas Pym permitiu que, eventualmente, o herói pudesse também aumentar de tamanho.
O seu excelente desempenho na equipe fez com que Scott ganhasse uma nova confiança em si mesmo. Assim que o Senhor Fantástico voltou para o time, Scott decidiu abandonar o grupo de super-heróis. No entanto ele o fez com um sentimento de missão cumprida.
Embora um programa de TV também tenha sido lançado na mesma época e posteriormente esquecido, uma das maiores razões pelas quais o ‘Homem-Formiga’ nunca foi feito foi porque ninguém sabia exatamente o que um filme de super-herói deveria ser na década de 1980 e ninguém via potencial. Um roteirista, Boaz Yakin, declarou publicamente que argumentou contra um roteiro do ‘Homem-Formiga’, porque “vamos ser sinceros, ele pode encolher, passar por um buraco de fechadura e olhar papéis secretos em uma gaveta da mesa e é isso”. Aparentemente, Yakin não imaginou uma luta épica de trem modelo ou um confronto entre Paul Rudd e Corey Stoll. Mas alguém o fez.
No Universo Cinematográfico da Marvel, Scott Lang é o primeiro personagem a assumir o legado de um herói anterior. O segundo personagem a fazê-lo no cinema é na verdade sua parceira, Hope Van Dyne, que assume o papel de Vespa de sua mãe. Ambos os personagens assumem seus mantos antes de Steve Rogers passar seu escudo do Capitão América para Sam Wilson.
Ele encontrou os equipamentos escondidos em um armazém da agência e acabou utilizando a tecnologia para se tornar criminoso. Com os novos poderes, Eric chegou a fazer parte dos Thunderbolts, grupo de supervilões a serviço do governo.
Muitos super-heróis nas histórias em quadrinhos adotam seus codinomes e fantasias devido ao aparecimento de superpoderes. Pode ser um experimento que deu errado, um acidente de laboratório ou uma exposição a uma substância química estranha. Com o surgimento dos poderes resultantes de qualquer um desses incidentes, o personagem em questão decide se tornar um herói. Ou, às vezes, um vilão. Esse não é o caso do Homem-Formiga original, Hank Pym.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é o título oficial da sequência. De acordo com o Screen Rant, o nome indica a importância do reino quântico para a narrativa de Scott Lang e Hope van Dyne.