Para diagnosticar a síndrome de burnout, o profissional de saúde, que pode ser um terapeuta ou psiquiatra, geralmente identifica os três principais sintomas (exaustão, menor identificação com o trabalho e sensação da redução de capacidade profissional) e procura saber se estão relacionados ao trabalho.
Os profissionais indicados para tratamento da Síndrome de Burnout são o psiquiatra e o psicólogo. Esta síndrome vem acometendo mais pessoas atualmente. Trata-se de um estresse prolongado que acarreta um esgotamento mental e físico .
Descrição. A síndrome de Burnout (do inglês to burn out, Algo como queimar por completo), também chamada de Síndrome do esgotamento Profissional, foi assim denominada pelo psicanalista alemão Freudenberger, após constatá-la em si mesmo, no início dos anos 1970.
Dicas para lidar com o burnout
A análise da OMS aponta que um local de trabalho considerado “ruim” ou “negativo” pode afetar diretamente na saúde mental dos indivíduos, gerando problemas como alto nível de estresse, transtorno de ansiedade, depressão e até dependência química.
A maioria dos trabalhadores já percebeu — ainda bem — que não basta evitar condições insalubres para se sentir bem. É preciso buscar qualidade de vida no trabalho. A primeira medida é buscar assistência especializada, mesmo quando não há um dano físico.
Na maioria das vezes, os sinais de que você é infeliz no seu emprego estão relacionados apenas com o momento atual da carreira, como a falta de identificação com os colegas de equipe, com os valores da empresa, falta de reconhecimento pelo chefe, jornada de trabalho demasiadamente longa e também má remuneração.
É natural se você se sentir cansado após o trabalho, mas não é normal que você acorde com fadiga, preguiça e sem vontade de ir trabalhar. Saiba que o cansaço incontrolável pode estar ligado a um problema mais grave, ou seja, é necessário ficar atento com o seu desempenho.
A Síndrome de Burnout é uma espécie de esgotamento profissional, que vem de um período prolongado de estresse. É como se você sentisse um cansaço sem fim, uma falta total de energia. A motivação que você sentia dá lugar à irritação. Você não consegue se concentrar em nada, sente-se desanimado e fracassado.
13 dicas para que você se sinta menos cansado durante a semana
5 hábitos para vencer o cansaço
10 dicas para amenizar o cansaço mental....