O ensino é a atividade mais conhecida do licenciado em Ciências Biológicas. A graduação, na verdade, é voltada à formação de professores para o ensino fundamental e médio, o que torna as escolas públicas e privadas o maior filão para quem opta por esse curso.
Para chegar lá, os licenciados precisam investir em pós-graduação, de preferência mestrado e, se possível, doutorado. Nas universidades públicas é necessário ser aprovado em um concurso público, que costuma ser bastante concorrido.
Se você quer se dar bem na área de Ciências Biológicas com sua licenciatura, o ideal é estudar em boas faculdades, que tenham uma qualidade de ensino compatível com as exigências do mercado.
Para ajudar você, selecionamos algumas instituições bem avaliadas que oferecem o curso de Ciências Biológicas e estão presentes em inúmeras cidades brasileiras. Todas elas trabalham com benefícios como ProUni e FIES, além de terem suas próprias iniciativas de descontos, bolsas e financiamento sem burocracia.
O curso é bastante dinâmico, com muitas aulas em laboratório (química, anatomia, microbiologia, etc.) e até visitas a locais de interesse biológico. O estágio curricular é obrigatório nos dois graus de formação: bacharelado e licenciatura.
Uma das áreas promissoras para quem estuda Ciências Biológicas é a genética. O biólogo atua na gestão de banco de células, por exemplo. Laboratórios de pesquisa e universidades guardam células de centenas de espécies para estudar seu código genético. Mas, o profissional pode atuar também no estudo do melhoramento genético na agricultura e pecuária. E outra área interessante é a da criação de medicamentos e vacinas, atuando ao lado de médicos e biomédicos, usando a genética como base.
Ciências Biológicas também está disponível em grau de bacharelado em 240 faculdades. Com a mesma duração da licenciatura, tem uma formação mais orientada à atuação fora das salas de aula.
Para atuar na área é preciso saber se expressar bem, transmitir conceitos de forma didática, ter conhecimento aprofundado sobre os grandes temas da Biologia desenvolver um sistema pedagógico de aprendizado ? algo que os licenciados normalmente aprendem na faculdade!
Há exames médicos que precisam do olhar do especialista para serem desvendados. O estudo de células retiradas de biópsias, por exemplo, passa muitas vezes pelo crivo do profissional de Ciências Biológicas. Ele pode determinar se há o risco de doenças mais graves ou não, através de uma amostra de tecido do paciente.
A ‘ciência da vida’, a Biologia engloba uma área bastante diversa de atuação. As Ciências Biológicas analisam células, bactérias, animais, vegetais, classificação dos seres vivos, até como eles interagem com o meio ambiente.
Se você gosta pra valer de Ciências Biológicas, não precisa ficar preso a apenas um curso ou a uma profissão. Existe uma diversidade enorme de carreiras relacionadas em que você vai estudar essa área à exaustão.
O biólogo pode descobrir novas interações de bactérias ou fungos com a natureza, por exemplo, para melhorar o cultivo e evitar a infestação de pragas. Ele também estuda como o ser humano impacta o meio ambiente e as plantações ao redor. Isso é importante para criar planos sustentáveis de descarte de resíduos ou minimizar os efeitos da ação humana.
O curso de Ciências Biológicas estuda todos os fundamentos da vida ? e isso passa por disciplinas gerais de áreas como Medicina, Química, Física e até da Sociologia e Psicologia.
Até no trabalho de investigação de crimes as Ciências Biológicas podem participar. Dessa forma, o profissional pode atuar com a polícia. Por exemplo, na comparação de DNA de uma evidência no local do crime com os suspeitos. Como o resultado é 99,99% preciso, a hipótese de se encontrar o culpado aumenta. Mas há outras formas de investigação. A análise de plantas, insetos e até grãos de pólen podem fazer a diferença.
Antes, é preciso que se diga, o curso de Ciências Biológicas existe em duas modalidades, a licenciatura e bacharelado. A licenciatura habilita o profissional a lecionar nas redes pública e privada de ensino. Já o bacharelado forma os profissionais a atuar na indústria, pesquisa e demais áreas.
A graduação é bem popular, com presença em mais de 600 faculdades pelo país. Se juntarmos a esse número todas as instituições que também oferecem os cursos relacionados à área, então temos um universo gigantesco de opções de estudo.