O gameta nada mais é do que as células reprodutivas das plantas. A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu.
O grande grupo das fanerógamas é considerado o mais evoluído dentro do reino dos vegetais porque todos os seres representantes possuem: raiz, folhas, flores e sementes. As fanerógamas estão divididas em dois grupos, que são: Angiospermas – que possuem as sementes protegidas por frutos.
No caso da reprodução sexuada, os gametas são produzidos nos gametângios. Os gametângios masculinos são os estames e os gametângios femininos são os carpelos. A reprodução sexuada caracteriza-se pela transferência de grãos de pólen para o sistema reprodutor das plantas, através da polinização.
As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie.
As plantas podem reproduzir-se através de: sementes, estaca, enxertia, alporque, borbulha e mergulhia. Vamos explicar como fazer dois tipos de experiências. Coloca-se a semente na terra e rega-se. O feijão começa a germinar.
Conheça algumas espécies com essas características.
o camaleão
Significado de Homocromia substantivo feminino [Biologia] Coloração que ajuda a proteger plantas e animais de seus inimigos. ... Aves, répteis e outros animais que vivem no deserto podem ter cor cinza ou areia.
Camuflagem e mimetismo Entenda a diferença entre eles: Mimetismo: Os seres assemelham-se uns com os outros para obter alguma vantagem. Camuflagem: Os seres assemelham-se com o ambiente em que vivem para se esconderem de predadores ou surpreender as presas.