Flexão do ombro Os músculos responsáveis por este movimento são o peitoral maior (porção clavicular), o deltoide anterior, o coracobraquial, e o bíceps (porção curta). Neste teste, deve-se evitar a hiperextensão da coluna lombar, a abdução do ombro e a elevação da escápula; manter o cotovelo em extensão.
O exercício é FLEXÃO DO OMBRO COM EXTENSÃO DOS COTOVELOS NA FITA DE SUSPENSÃO, conhecido também por FLEXÃO DE BRAÇOS FECHADA.
Eixos de referência: O movimento ocorre no plano sagital. O eixo é fornecido pela articulação do ombro, ou articulação glenoumeral, através da qual passa o eixo transverso. Direção: Durante a flexão o braço se move anterior e superiormente (na flexão completa). Durante a extensão, ele se move posterior e inferiormente.
Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.
O que é a artrose ou artropatia acromioclavicular? Artrose é a degeneração de uma articulação, com perda da cartilagem local. O desgaste dessa articulação é muito comum e pode ocorrer em adultos jovens.
O ombro é formado por algumas articulações e dentre elas a articulação acromioclavicular (AC), situada entre a clavícula e a escápula. A parte específica da escápula que faz contato com a clavícula é chamada de acrômio, daí o nome da articulação acrômioclavicular (AC).
Não é uma articulação verdadeira, sendo formada pela escápula articulando-se com o tórax. A estabilidade desta articulação é dada pelos músculos da cintura escapular (trapézio, serrátil anterior, romboides, elevador da escápula e peitoral menor).