O klingon (tlhIngan Hol) é uma língua artística criada pelo linguista Marc Okrand para os filmes baseados na série americana de televisão Star Trek (Jornada nas Estrelas, no Brasil). Alguns fãs da série estudaram e aprenderam a falar fluentemente a língua, e existem pelo menos três publicações em Klingon.
Os romulanos são a ovelha negra dos pacíficos vulcanos. Ambas raças tem a biologia quase idêntica com sangue baseado em cobre e com suas raças tendo orelhas pontiagudas. Ainda assim, as diferencias culturais são imensas: os vulcanos são calmos e lógicos e os romulanos são passionais e arrogantes.
Para aprender qualquer uma delas, comece memorizando os sons das vogais. A seguir, pratique as consoantes, o que será bem mais simples porque a maioria delas tem sonoridade semelhante à do português. Por fim, pratique flexionar as palavras em élfico antes de aprender algumas frases.
O sinônimo linguagem planejada é usado algumas vezes para se referir às línguas auxiliares, e por aqueles que possam fazer objeção ao uso do termo mais comum, "artificial". Alguns falantes do Esperanto evitam a expressão "linguagem artificial" porque negam que exista algo "não natural" na comunicação em sua linguagem.
Língua natural é a que se desenvolve espontaneamente no interior de uma comunidade, e que se opõe a língua artificial.
Enquanto a língua natural é o sistema de comunicação verbal que se desenvolve espontaneamente no interior de uma comunidade (ex.: português, inglês, etc.), uma língua artificial é uma linguagem que corresponde a um constructo teórico que é utilizada em vários domínios científicos e tecnológicos.
O russo é uma língua eslava, da família indo-europeia, falada como língua materna na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Cazaquistão e Quirguistão, sendo também bastante utilizada, embora sem caráter oficial, na Letônia, Estônia e nos diversos outros países que formavam as repúblicas constituintes da União Soviética.
Ao todo, são cinco países que falam inglês como língua oficial; 54 nações onde o idioma é de jure, ou seja, expressão latina que significa “pela lei” ou “pelo direito” e que pode ou não ser a língua oficial; e em 26 entidades não soberanas, como ilhas, territórios e regiões administrativas pertencentes a outros países.