Quem fabricou o caminho FNM? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Isotta-Fraschini
No ano de 1948, a FNM firmou um contrato com a empresa italiana Isotta-Fraschini, que resultou na fabricação do caminhão pesado a motor diesel FNM D-7.300, com um índice de 30% de nacionalização. Até 1949, a nacionalização parcial do caminhão FNM foi possível graças à nascente indústria de autopeças existente no país.
Em que ano foi fabricado o primeiro caminhão FNM?
Iniciada em 1949, a linha de pesados usou tecnologia Alfa Romeo em modelos variados de seis cilindros a diesel.
Onde foi fabricado o caminhão feneme?
Conhecida como “Fenemê”, a empresa surgiu em 1942, durante o governo de Getúlio Vargas, para produzir motores de avião. Sua criação era estratégica em meio à Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. Mas o primeiro motor só saiu da fábrica de Xerém, em Duque de Caxias (RJ) em 1946.
Que ano foi lançado o caminhão feneme?
O FNM, então,se associou à Alfa Romeo, que na época pertencia ao governo italiano. Dessa união surgiu o FNM D-9.500, um cara-chata com capacidade para 9,5 toneladas. O modelo foi lançado em 1951.
Quando foi lançado o caminhão feneme?
Parceria com a Alfa Romeo O modelo foi lançado em 1951. Em 1958 foi lançado do D-11.000 (foto acima), derivado de um caminhão da Alfa Romeo na Itália. O modelo ficou famoso no Brasil e chamava a atenção por causa do visual “parrudo” e do ruído do motor de seis cilindros em linha totalmente feito de alumínio.