Um novo movimento de expulsão por parte dos colonizadores portugueses se iniciou: em 1642, o capitão Antônio Teixeira de Melo organizou uma expedição para enfrentar os holandeses, mas só conseguiu a vitória efetiva dois anos depois.
Um importante reduto jesuíta no Brasil era a colônia de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, na época dominado pela Espanha. São Miguel das Missões, RS São Miguel das Missões, RS Pedra.
Com velocidade e zelo procuraram recuperar seu atraso. Em dez anos, desde o reconhecimento papal da Companhia, em 1540, se fizeram presentes no sul da Índia, em 1542; no Congo, desde 1547, no Japão, em 1549, e no Brasil, a partir de 1549.
Resposta. Eles atacavam as missões para aprisionar os indígenas e vende-los como escravos.
Resposta. Eles atacavam as Missões jesuítas para pegar os índios e vendelos como escravos nos portos do litoral . Também atacavam porque avia uma diferença de ideias para o que fazer com os indigenas.
Resposta. Os bandeirantes costumavam capturar os indígenas para fazer trabalhos escravos ,e tinham preferência pelos que viviam em missões pois os mesmos permaneciam agrupados facilitando a captura.
Eram expedições destinadas a capturar índios para o trabalho escravo na época da colonização. Esse processo também contribuiu para a ocupação do território brasileiro no interior.
Uma modalidade do sertanismo particularmente vigente no século XVII foi o sertanismo de contrato, que consistia na contratação de sertanistas para captura de tribos indígenas que resistiam à dominação colonial e de escravizados fugidos.
Significado de Sertanismo substantivo masculino Costumes e interesses do sertão. Locução ou vocábulo próprio do sertão. Etimologia (origem da palavra sertanismo). Sertão + ismo.