Possui graduação em Psicologia pela Universidad del Rosario , Bogotá, Colômbia (2015). Possui mestrado em Psicanálise Clínica (2016) pela Universidade de Bolonha e mestrado em Neurociência pela Universidade de Salamanca (2018). Atualmente cursa doutorado em Neurociências nesta última instituição.
José Antonio Delfino Barbosa Filho
Avaliação de equídeos de tração e de carroceiros do semi-árido pernambucano
Abaixo divulgamos os grupos de pesquisas e laboratórios em etologia no Brasil. Para dar início à divulgação partimos do Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, utilizando as seguintes palavras-chave: Bioacústica, Cognição Animal, Comunicação Animal, Evolução do Comportamento, Psicologia Comparativa, Ecologia Comportamental, Neuroetologia, Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal. Os grupos foram incluídos no site associados aos termos da busca, o que indica que o referido termo estava presente na ‘identificação do grupo’, ou nas ‘linhas de pesquisa’ informadas pelo líder do grupo no Diretório de Grupos do CNPq.
Para encontrar instituição de interesse recomendamos a busca pela agência CAPES, que regula a qualidade dos cursos de pós-graduação nos país. A lista apresentada pela SBEt pode não incluir todas as instituições e não pretende atender no reconhecimento da qualidade dos mesmos. Devido a quantidade, a Sociedade Brasileira de Etologia não ranqueia, e não indica um curso em detrimento a outro.
www.capcult.net
O comportamento animal é a reflexão física do estado emocional de um animal, ou seja, é a forma mais direta de acedermos aos seus sentimentos. Podem manifestar-se de maneiras mais ou menos subtis, podendo ser um desafio até para o tutor mais atento.
https://www.gpcbio.org/home/membros
Instagram: fishlabufrn
Zoologia é o estudo dos animais e seu comportamento. Os zoologistas podem estudar uma espécie particular ou grupo de espécies, seja na natureza ou em cativeiro. Zoólogos estudam animais e suas interações com os ecossistemas.
O estudo do Comportamento Animal é uma ponte entre os aspectos moleculares e fisiológicos da biologia e da ecologia. O comportamento é a ligação entre organismos e o ambiente, e entre o sistema nervoso e o ecossistema. O comportamento é uma das propriedades mais importantes da vida animal.
https://www.litufmtsinop.com
https://gebeaUSP.wixsite.com/gebea
Grupo de estudos avançados em psicologia evolucionista - Geape
Etologia é uma área ampla e multiciplinar, a profissão de "etólogo" ainda não é reconhecida no Brasil, no entanto, para trabalhar com etologia pode-se ter uma formação como biólogo, psicólogo, veterinário, zootecnista, médico entre outras. Uma pessoa com interesse em comportamento animal provavelmente deve escolher uma das áreas citadas acima e desenvolver trabalhos utilizando diversos modelos desde invertebrados até vertebrados tais como primatas, cães, roedores, humanos etc. Na graduação a Etologia ou Comportamento Animal é oferecida como disciplina optativa nos cursos de Biologia, Psicologia, Zootecnia e Veterinária. Em nível de Pós-graduação pode ser oferecida nos Programas de Pós-graduação em Psicologia, Zootecnia, Veterinária e Biologia. A modalidade à distância (EAD), que supriria a demanda de lugares carentes destas áreas, infelizmente ainda não temos cursos registrados pelo MEC.
No âmbito da sua atuação, a SBEt estimula e divulga os estudos sobre o comportamento das espécies da fauna brasileira, incentiva a aplicação da Etologia no manejo e bem estar das espécies domésticas e no estudo dos mecanismos de organização do comportamento animal.
O comportamento animal inclui todas as maneiras de interação dos animais com outros organismos e o ambiente físico. ... Alguns comportamentos são inatos ou geneticamente programados, enquanto outros são adquiridos ou desenvolvidos por meio da experiência.
O curso de Medicina ocorre em período integral, com alta carga alta de estudo extraclasse. A maior dificuldade quanto ao exercício de atividade que possa gerar alguma renda, principalmente nos primeiros anos de curso, é justamente o tempo. É praticamente inviável o trabalho aliado ao curso.
A partir do terceiro ano da faculdade, inicia-se o chamado período clínico (que dura dois anos), durante o qual o estudante terá contato direto com pacientes e trabalhará com exames e diagnósticos, aplicando os conhecimentos adquiridos no ciclo básico. Todas as disciplinas do curso são oferecidas até o quarto ano.