Veja-se, portanto, que apenas são impedidos de exercer a advocacia aqueles que são servidores da administração direta, indireta e fundacional, desde que não detenham poder de decisão relevante sobre interesses de terceiros, contra a Fazenda Pública ou entidade empregadora que os remunere, bem como Vereadores, Deputados ...
A incompatibilidade é proibição total do exercício da advocacia concomitantemente com as atividades expressamente enumeradas pelo Estatuto (art. 28 e incisos). O impedimento é vedação parcial, restringindo a representação do advogado.
II - os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes níveis, contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público.
Levando em conta apenas os dispositivos supracitados chegamos a conclusão que todos que exerção serviços notariais e de registro são impedidos de advogar. Todavia, o cargo de auxiliar é meramente administrativo e o mesmo não pratica atos públicos, além de não serem dotados de fé pública.
Os 17 Melhores concursos públicos para advogados e profissionais da área jurídica
Em nível estadual, quase a totalidade dos Estados permite que os advogados públicos exerçam a advocacia privada, respeitando-se, apenas, o disposto no art. 30 da lei 8.
Conheça 9 opções de trabalho para formados em Direito
Advogado pode ser procurador e assessor em inventário Advogados que atuam como procuradores em escrituras de inventário extrajudicial também podem atuar como assessores dos clientes.
O advogado privado é aquele que exerce a advocacia como profissional liberal, que abre seu escritório e ali atende seus clientes ou que se insere numa sociedade de advogados. Tem ampla liberdade no seu trabalho, porém, como desempenha múnus público, deve também cumprir obrigações.
Significado de Advocacia substantivo feminino Profissão de advogado. Ação ou arte de pleitear em juízo.
Os Advogados são chamados de doutores, independentemente de terem ou não cursado um doutorado e defendido uma tese doutoral. O título acadêmico não se confunde com o "título honorífico" dos Advogados. Por analogia os juízes, promotores, procuradores e delegados são também designados como doutores.
Mas como saber se o profissional com você se consultou é realmente advogado? Lá você pode consultar pelo nome (completo ou não) ou pelo nº da OAB do advogado. Caso o profissional seja realmente advogado, você o encontrará e poderá verificar se sua situação está regular ou não.
Clique em “Consulta de Inscritos” e pesquise pelo nome completo, número de inscrição ou ainda pelo CPF. 2) Preciso saber o contato (endereço/telefone) de um advogado.