Para muitos de nós, mel é uma delícia e pode ser combinado com muitos alimentos para se fazer refeições deliciosas. Mas afinal, mel engorda por conter calorias e açúcares, ou o mel emagrece por ser natural? Vamos investigar aqui os argumentos usados por especialistas para defender cada um dos pontos e você entender se vale a pena ou não usar mel na sua dieta para emagrecer ou engordar.
Consumo mel com avocado (abacate pequeno encontrado em USA) e banana, na quebra do jejum, apenas 1 vez ao dia. Cortei o açúcar que usava no café, embora usasse Brown sugar, percebi a diferença, estou menos inchada.
O mel pode ser consumido com frutas, torradas ou puro, a forma que o adepto da dieta preferir, respeitando a quantidade de 2 colheres de chá ou 1 colher de sopa rasa.
Graças ao seu baixo pH, o mel é muito bom para dor de garganta, pois ajuda a impedir o crescimento de micro-organismos que provocam dor e inflamação, de modo a dar até mesmo alívio instantâneo para o incômodo.
Não é à toa que as avós costumam recomendar uma colher de mel ao primeiro sinal de gripe ou resfriado: ajudar a diminuir as inflamações e afastar a tosse estão entre os benefícios do mel.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O nível alto de açúcares simples fazem do mel um bom alimento pré exercício, porque esses açúcares são “pré-digeridos” e facilmente absorvidos no sangue, mas essa absorção é sustentada e gradual.
Quantidade recomendada de mel O quanto consumir de mel por dia pode variar entre uma colher de chá, cerca de 10 gramas, a uma colher de sopa, aproximadamente 25 gramas. É importante ressaltar que este alimento deve ser inserido em uma dieta saudável. Como consumir o mel
Gordura e açúcar são as principais fontes de energia para o corpo humano. O açúcar é usado para pequenas e intensas cargas de energia, como levantamento de peso, enquanto a gordura é usada para atividades prolongadas, constantes e moderadamente intensas, como caminhada. Você pode ganhar peso na forma de músculo ao utilizar o mel como fonte de carboidratos para seu treino.
Enquanto a viscosidade do mel ajuda a “revestir” a garganta, o sabor adocicado estimula terminações nervosas que protegem a região dos ataques de tosse.
O mel é um adoçante natural saudável e acessível que pode ser utilizado para substituir o açúcar branco de mesa. Uma colher de chá de mel de abelha possui aproximadamente 18 calorias, enquanto que 1 colher de chá de açúcar branco possui 24 calorias, de forma que pode favorecer o ganho de peso caso seja consumido em grandes quantidades.
Porém, o grande problema do mel é que, apesar de saudável, ele é calórico. Dessa maneira, assim como praticamente tudo que diz respeito à alimentação, a chave do sucesso está no equilíbrio. Ou seja, nada de exagerar.
Quantidades comuns
Quantidade | Calorias |
---|---|
1 pacote (15 g) | 43 |
1 colher de sopa | 64 |
1 oz | 86 |
100 g | 304 |
Após esta idade, o consumo é liberado pois a microbiota intestinal já está completamente formada e, portanto, não vulnerável à bactéria.
Além disso, o mel possui diversos nutrientes e compostos bioativos, como tiamina, ferro, cálcio e potássio, que melhoram a saúde e dão a esse alimento propriedades antioxidantes e expectorantes. Veja todos os benefícios do mel.
De acordo com o prestigiado NYU Langone Medical Center, o mel consumido por via oral pode aumentar a capacidade do corpo de metabolizar o álcool. Isso traz menor risco de intoxicação do fígado e um controle mais rápido e eficiente das taxas de glicose no sangue.
O mel pode ajudar aliviando os sintomas e o desconforto, mas não promove a cura da doença em si. O tratamento dessas doenças, portanto, deve ser indicado por um especialista. Vale associar este alimento com o própolis, substância complexa coletada e transformada por abelhas e que possui flavonoides.