Foi estabelecido há 800 anos. Os marinheiros servem como sua principal organização militar, liderada pelo Almirante da Frota, enquanto a Cipher Pol opera nos bastidores, seja através de sabotagem, reconhecimento, espionagem, e/ou assassinato; seus inimigos mais poderosos são em grande parte piratas e revolucionários.
O Governo Mundial se preocupa muito com o equilíbrio de poder no mundo, e é por isso que eles permitiram a existência dos “Quatro Imperadores do Mar”, e até empregaram fortes piratas sob o termo “Sete Senhores da Guerra do Mar” .
Quando o Levely se aproximava, a realeza de muitas nações se reunia em Mary Geoise.
Os escravos do sexo masculino são usados de forma diferente, geralmente para carregar coisas. Uma prática comum envolver colocar cadeiras em suas costas e forçá-los a andar de quatro, como animais de carga.
A Marinha opera sob a doutrina chamada “Justiça Absoluta”, que basicamente significa que defender a lei do Governo Mundial e erradicar quem a violar é a mais alta prioridade. Eles estão até dispostos a iniciar seu maior poder militar, o “Buster Call”, para aniquilar qualquer um que eles considerem uma ameaça , mesmo que isso signifique que eles tenham que matar pessoas inocentes, ou até mesmo membros dos próprios fuzileiros navais. As pessoas que eles consideravam criminosas são mantidas dentro de uma prisão inexpugnável chamada Impel Down.
O Comandante-Chefe supervisiona os marinheiros e a Cipher Pol, bem como os Shichibukai, pelo menos oficialmente, e está diretamente abaixo dos Cinco Anciões. Impel Down serve como a prisão de segurança máxima mais impenetrável do Governo Mundial.
O Governo Mundial foi criado 800 anos antes dos acontecimentos de One Piece, sendo inicialmente uma aliança formada pelos reis dos 20 reinos, incluindo famílias como as de Donquixote e Nefertari. Algumas informações já reveladas sobre o Século Perdido mencionam que a aliança foi criada para enfrentar o Grande Reino e saíram vitoriosos.
Também parece que eles têm o privilégio exclusivo de fundar novos reinos (ou ao menos fundar reinos que podem se afiliar ao Governo Mundial). Isso ficou evidente quando os Dragões Celestiais decidiram tornar Wapol o rei do Reino de Black Drum do Mal, o que o permitiria participar do Levely.
Após a derrota do inimigo em comum foi formado então o Governo Mundial, onde as famílias dos reis deveriam ir viver em Mary Geoise e deixar uma espada no trono para simbolizar que ninguém sentaria nele. Apesar disso, somente 19 famílias foram viver no local, já que Nefertari Lili decidiu retornar para Alabasta. Recentemente no mangá foi revelado que na verdade Lili foi a primeira pessoa a ter o D. no nome por se opor ao Governo Mundial e, com isso, nunca retornou de verdade para seu reino.
Depois que todos os Nobres Mundiais foram nocauteados, espalhou-se a notícia de que eles haviam sido feitos reféns pelos Piratas do Chapéu de Palha, com a ajuda dos Piratas Heart e dos Piratas Kid, que haviam sido confundidos como colaborantes deles, embora fossem apenas espectadores. Após o ocorrido, Santa Shalulia mostra sua frustração aos marinheiros por não terem conseguido capturar os Chapéus de Palha. Ela então jurou vingança contra as pessoas que desafiaram ela e sua família.
Atualmente, eles estão entre as poucas pessoas que parecem conhecer a verdadeira história do mundo e o que aconteceu durante o vazio de 100 anos. E eles estão dispostos a fazer qualquer coisa e sacrificar qualquer um apenas para esconder a verdade e fazer o mundo acreditar em sua própria versão da história. E se houver alguém que pareça ter acesso a esse conhecimento proibido, não hesitará em aniquilá-lo. Essa é basicamente a razão pela qual eles decidiram erradicar os estudiosos de Ohara e todos que moravam lá, e tentaram ativamente capturar Nico Robin .
É revelado que, devido à tentativa de aliança com Charlotte Linlin, o Reino Germa não é mais uma nação do governo mundial.
O Governo Mundial está presente desde o início de One Piece e pode estar envolvido nos principais mistérios da obra de Eiichiro Oda. Inicialmente pouco era revelado sobre a organização que controla boa parte do mundo, mas com o avançar da trama, novas informações foram sendo reveladas.
Existem atualmente cerca de 170 nações sob o governo mundial . Uma vez a cada quatro anos, 50 das maiores nações virão à terra santa para a cúpula mundial chamada Reverie. Neste encontro, os líderes dessas nações falarão sobre questões atuais e planos para o futuro. Este é praticamente o encontro que decidirá o futuro do mundo. O líder das nações se revezará na liderança da reunião.
Depois de estabelecido seu quartel general em Mary Geoise, o Governo então bane qualquer pesquisa e leitura dos Poneglyphs que por algum motivo ainda não revelado foram espalhados pelo mundo. Os nobres atuais, conhecidos como Dragões Celestiais são descendentes diretos desses 19 reis e possuem autoridade completa, simplesmente por serem dessas famílias.
O governo mundial enviou uma mensagem através de Bat Messenger para Buggy o Palhaço. O conteúdo da mensagem é desconhecido no momento. No entanto, como revelado durante o Arco Dressrosa, buggy foi uma das 3 pessoas que foram nomeados a posição de Shichibukai, insinuando que o conteúdo da mensagem pode ser uma mensagem de compromisso Shichibukai.
Sua autoridade está acima até mesmo dos Dragões Celestiais regulares, que são conhecidos como descendentes diretos dos 20 Reis que lutaram contra o Reino Antigo há quase 800 anos. Os Gorosei dirigem a política do mundo e têm um tremendo poder à sua disposição.
No mundo de One Piece a informação revelada para o povo é que quem comanda o Governo Mundial são os Cinco Anciões. O grupo é formado pelos cinco maiores rankings dos Dragões Celestiais: Saint Jaygarcia Saturn, Saint Marcus Mars, Saint Topman Warcury, Saint Ethanbaron V. Nusjuro e Saint Shepherd Ju Peter.
Luffy. Naturalmente, o membro mais forte da tripulação é o capitão dela, Luffy, o Chapéu de Palha. Não só Luffy é insanamente poderoso como sempre está evoluindo a cada novo arco de One Piece, tanto aprendendo técnicas novas quanto melhorando as que já possui.