Alexandre de Antioquia
A Vênus de Willendorf é uma estatueta com 11 cm de altura representando estilisticamente uma mulher, descoberta em um sítio arqueológico situado perto de Willendorf, na Áustria, em 1908. Está esculpida em calcário e colorido com ocre vermelho, estima-se que tenha entre 22000 e 24000 anos.
Josef Szombathy
pedra calcária
Talvez porque esta mulher represente a fecundidade e a abastança. Em contraste seus braços são delicados e praticamente despercebidos; eles se curvam sobre as mamas. A estátua, que mede 11,1 cm de altura, não apresenta um rosto aparente.
Pouco se sabe sobre a origem, método de criação e significado cultural. A Vénus não pretende ser um retrato realista, mas uma idealização da figura feminina. A vulva, seios e barriga são extremamente volumosos, de onde se infere que tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade.
As estatuetas de Vênus ou estatuetas de Vénus são uma série de estatuetas pré-históricas (do período Aurignaciano do Paleolítico Superior, por exemplo) de mulheres, que compartilham certas características (muitas delas são de mulheres obesas ou grávidas ou extremamente esbeltas com silhueta afinada).
Verificado por especialistas Assim, sabemos que os homens da pré-história esculpiam mulheres de uma forma específica, porque tinham uma leitura destas neste formato. Não é possível de se esperar que, por exemplo, os homens da pré-história representassem as mulheres da mesma maneira pela qual os gregos o faziam.
No caso podemos afirmar que desde da pré história tivemos uma sociedade patriarca. Assim, o papel da mulher é cuidar dos filhos e da família. Além disso, com a descoberta da agricultura ainda no tempo da pré historia pelas mulheres, esse também foi um papel relegado a elas.
Eram caçadores e coletores, o que os fazia nômades, em busca constante de fontes de alimento. Seu modo de vida impunha a existência de um grupo pequeno. Assim que aperfeiçoaram o fabrico de peças para a caça, feitas a partir de pedra e ossos de animais, conseguiram também desenvolver maneiras de resistir ao frio.
É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas. A teoria mais aceita é a que esses desenhos eram feitos por caçadores. Como num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal desenhando-o ferido na parede, podendo dessa forma, domina-lo com facilidade.
Segundo historiadores, a maioria dessas pinturas era feita por caçadores, que reproduziam a natureza, as mulheres e determinados animais que gostariam de caçar. Eles também acreditavam que poderiam matar um animal que fosse desenhado ferido mortalmente em uma caverna.
Resposta. Explicação: A arte tem como definição: uma maneira de se expressar. Eles faziam isso como uma maneira de retratar seu dia a dia, como por exemplo os desenhos que representavam as caçadas, como animais cercados por serem com lanças.
As pinturas rupestres no período Paleolítico eram associadas ao Xamanismo (forma de arte estreitamente ligada a religião). Assim, por exemplo, para eles, pintar na paredes das cavernas significava atrair bençãos na hora da caça.
É chamado de arte rupestre o conjunto de figuras encontradas em paredes de cavernas e outros abrigos. ... Já nesse período os homens viviam em grutas e cavernas e, em suas paredes, desenhavam cenas de suas vidas, de rituais religiosos, além de plantas, sementes, animais, flechas, astros e… mãos! É isso mesmo, mãos.
As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.
Pensava-se que quem pintava as paredes de cavernas eram os homens. Mas pesquisadores descobriram a autoria feminina através das impressões das mãos. Arqueólogos sempre assumiram que eram os homens que faziam pinturas rupestres pré-históricas em cavernas.
A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal. Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
Materiais utilizados Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.
As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.
argila, gordura, clara de ovos de animais, carvão, terra das mais diversas tonalidades, sementes, e minerais moídos e aplicados com as mãos, plumas de aves, peles de animais, lascas de madeira, Os Pelos de animais serviam como pinceis e gordura animal ou, óleo vegetal era utilizado para fixar o pó colorido na pedra.
A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. O termo rupestre vem do francês e significa “gravação” ou “traçado”, fazendo referência direta às técnicas empregadas nas pinturas que representam esse tipo de expressão artística.
As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante”, para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.
Resposta. Bom, acreditamos que as pinturas rupestre (Pré-história) eram feitas de argila, sangue, pó de ferro, corante de algumas plantas etc..