Platão
Porém, Peter Burke destaca que a imitação renascentista não impedia que os artistas criassem enquanto tentavam reproduzir os antigos, pois, em muitos casos, restaram somente vestígios de determinados elementos da Antiguidade e, portanto, era necessário imaginar como tinham sido. ... Esta imitação não era subserviente.
Um imitador (do latim imitatore) é alguém que imita ou copia o comportamento ou ações de outra pessoa.
O Humanismo foi uma visão do homem no mundo, ele foi visto com o centro das indagações e preocupações, tentando entendê-lo como individuo. Já o renascimento, foi uma expressão dos movimentos artísticos, científicos, econômicos e até musical..
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. O Iluminismo defende a razao,da democracia, do liberalismo e da democratização da educação. ...
O humanismo renascentista foi movimento intelectual e filosófico que se desenvolveu durante o período do Renascimento entre os séculos XV e XVI. O antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo, foi o conceito pelo qual se apoiava este o pensamento filosófico.
Uma das principais características do Humanismo se refere ao antagonismo ao Teocentrismo. ... O Teocentrismo é considerar Deus o centro de todas as coisas. Já no Humanismo, o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo. Na ideologia do Antropocentrismo, Deus não é o centro do universo, e sim, o Homem.
Humanismo nas artes Dentre suas principais características, estão: o realismo; o classicismo; o antropocentrismo e o individualismo; e a filosofia incorporada à arte.
O espírito humanista visava o antropocentrismo, o inverso da ideologia dominante da idade média, que estava fincada no teocentrismo, tendo a igreja como representante de deus na Terra.