Quem Eram Os Escribas Na Mesopotmia?

Quem eram os escribas na Mesopotmia

Escribas na antiga Mesopotâmia eram indivíduos altamente educados treinados em escrita e leitura em diversos assuntos. Inicialmente, seu propósito era registrar transações financeiras através do comércio, mas, com o tempo, eles eram parte integrante de todos os aspectos da vida diária, desde o palácio e o templo até a modesta aldeia ou fazenda. Eventualmente, eles criaram o que hoje é conhecido como história.

Formação da Civilização Mesopotâmica

Hamurábi, o mais importante rei da Babilônia, organizou o primeiro código de leis escritas - Código de Hamurabi. Para o soberano, se as leis estivessem gravadas, todos poderiam obedecê-las em qualquer lugar do reino.

O desenvolvimento da escrita marca para muitos estudiosos do fim da pré-história. O período posterior é chamado Antiguidade.

Curiosidades

Curiosidades

f. A escrita foi muito importante para os sumérios, pois possibilitou que eles registrassem suas invenções e descobertas e documentassem diversas coisas. Ela facilitava muito o controle e a organização.

Uma vez que o roteiro foi dominado e os alunos educados em leitura, matemática, história e outros assuntos, eles passaram para o Tétrade (grupos de quatro composições) de maior dificuldade que eles copiariam repetidamente, memorizariam e recitariam. O próximo curso de estudo foi a Década (grupos de dez composições) de dificuldade ainda maior. As composições da Tétrade incluíam obras como o Hino a Nisaba (deusa suméria da escrita), que é uma canção de louvor direta. A Década incluiu obras mais complexas e matizadas, como Gilgamesh e Huwawa e Song of the Hoe, que exigiram uma compreensão mais firme de estilo e interpretação.

Citar este trabalho

Desenvolveram ainda cálculos algébricos, dividiram o círculos em 360 graus e calcularam as raízes quadrada e cúbica. Na arquitetura, introduziram o uso de arcos e decoração em baixo relevo.

Os sumérios não só inventaram a escrita, mas também formas literárias, começando pela poesia, a forma de literatura mais antiga do mundo. Essas cinco obras tornaram-se o material original a partir do qual seria criado o gênero da poesia épica. Eridu Genesis, a primeira aparição da história do Grande Dilúvio, mais tarde influenciaria outras obras famosas, incluindo o poema egípcio O Livro da Vaca Celestial e o conto da Arca de Noé no livro bíblico do Gênesis.

A escrita foi inventada na Suméria, Mesopotâmia, c. 3500 aC, na forma de escrita cuneiforme e refinada c. 3200 aC na cidade suméria de Uruk. Para se tornar um escriba, era preciso aprender a criar sua própria tabuleta de escrita, dominar os 600 caracteres cuneiformes e educar-se em vários campos do conhecimento, incluindo agricultura, botânica, negócios e finanças, construção, matemática, política, religião e muitos outros.

Novas perguntas de %subject%

Novas perguntas de %subject%

Com o tempo, essas cidades foram crescendo e despertando a cobiça nas vizinhas. Houve a necessidade de separar o poder religioso do administrativo e surgem os primeiros comandantes militares.

O selo em placa levou ao desenvolvimento do selo cilíndrico mais intrincado por volta de 7600 aC, e que veio a ser usado como uma forma de identificação pessoal. A quantidade de informação que poderia ser retransmitida pelas bullae, selo em placa e selo de cilindro, no entanto, era limitada, e assim a escrita se desenvolveu na forma de pictogramas – símbolos representando objetos – que com o tempo se tornaram fonogramas – símbolos representando sons – e depois logogramas – sinais representando palavras. Uma vez que um sistema de escrita era estabelecido, ele precisava ser preservado e assim as escolas foram estabelecidas, inicialmente em casas particulares, onde um escriba ensinaria aos alunos essa nova habilidade. Na época do início do período dinástico (2900-2334 AC), as escolas formais haviam se desenvolvido e estavam operando em toda a suméria.

Angariação de fundos para a Revolução Americana 🇺🇸

Com o crescimento das cidades e das trocas comerciais, surgiu a necessidade de controlar os produtos que entravam e saíam. Assim, se inicia o sistema de escrita, primeiro, com símbolos pictóricos, e mais tarde, com desenhos mais simples.

Tablets escavados em locais no atual Iraque e Síria, bem como outras evidências, incluindo textos sobre educação, permitiram que os estudiosos reconstruíssem os quatro estágios do programa educacional de um aluno:

Conteúdo relacionado

Tabuinhas fragmentárias de outras obras datadas do mesmo período fornecem evidências de escribas assinando seus nomes em composições originais, e por c. 2150 aC, a literatura na Suméria foi estabelecida através da poesia, incluindo obras relacionadas ao rei-herói Gilgamesh. A Epopeia de Gilgamesh é datada de c. 2150-1400 aC, embora a versão babilônica padrão do texto date de c. 1300-1000 aC, por causa dos primeiros poemas sumérios utilizados para criar essa obra:

Findada a Idade do Bronze e Iniciada a do Ferro, os assírios desenvolveram grande poderio bélico criando armas de qualidade superior e profissionalizando seu exército.

Este épico pode ter sido inspirado no Texto Anitta, escrito pelo rei hitita Anitta (r. c. 1740-1725 aC), um escriba treinado e o primeiro a compor uma obra na língua hitita. O Texto Anitta registra a grande vitória militar do rei e o elogia como um poderoso guerreiro, que era o padrão das inscrições dos reinados do rei, mas as partes legíveis do Épico Adad-Nirari parecem semelhantes ao Texto Anitta, embora haja uma ligação definitiva entre os dois é puramente especulativo.

Fontes bibiliográficas:

c. Os povos mesopotâmicos faziam os registros comerciais em placas de argilas, utilizando para isso bastonetes de pontas arredondas e afiadas.

A palavra "mesopotâmia" vem do grego e significa "entre dois rios". Com a abundância de águas e terras férteis, os primeiros seres humanos resolveram se fixar ali, entre os rios Tigres e Eufrates, num fenômeno conhecido por Revolução Urbana.

Como os escribas escreviam o nome de Deus?

- Era necessária que os escribas pronunciassem cada palavra em voz alta antes de escrever, e em caso nenhum podiam escrever memória. - Os escribas precisavam limpar suas canetas antes de escrever o nome de Deus, e banhar o corpo inteiro “Jeová” antes de escrever.com pena de ouro.

O que quer dizer a palavra repudiar?

Significado de Repudiar Desamparar alguém; deixar em abandono; rejeitar, repelir: repudia seu filho e deixa-o aos cuidados de outros. Manifestar recusa, rejeição a; reprovar: a emissora repudia programas violentos. Etimologia (origem da palavra repudiar). Do latim repudiare, "expulsar de casa, falando da esposa".

Qual o nome de Deus revelado na Tora?

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.