Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
Os Bolcheviques (majoritários) - Socialistas: queriam derrubar o czarismo pela força, eram liderados por Lênin. Os Mencheviques (minoritários) - Marxistas: propunham a implantação do socialismo através de reformas moderadas.
Em 1903, os membros do POSDR dividiram-se em dois grupos básicos: Mencheviques: liderados por Plekhanov e por Martov, defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas.
O grupo simpatizante das ideias de Lênin, os bolcheviques (que mais tarde dariam origem ao Partido Comunista da União Soviética - PCUS) se opuseram aos objetivos pregados pelo grupo capitaneado por Martov, que defendia que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando legalmente das atividades políticas.
Bolcheviques e Mencheviques, em tese, tinham o mesmo objetivo: instalar o socialismo na Rússia. ... A ideia dos Mencheviques era arrecadar para então distribuir. Eles eram Marxistas Ortodoxos e se baseavam inteiramente em Karl Marx. Utilizaram o livro “Manifesto Comunista” do socialista para criar o perfil do partido.
O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada e imposta pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).
Em fevereiro de 1917, o partido menchevique tomou o poder do Czar Nicolau II, na Rússia. Era o fim do absolutismo monárquico. Sendo assim, trabalhadores das indústrias, camponeses e soldados russos se voltaram contra o czarista e obrigaram o imperador a deixar o trono. ...