A expressão “despotismo esclarecido” foi cunhada pelo historiador alemão Wilhelm Roscher, em 1847, portanto, não foi contemporânea a tal política.
O termo “despotismo esclarecido” é utilizado por historiadores para designar a forma de governo adotada por alguns soberanos europeus durante o século XVIII. Entretanto, na efervescência do momento, os governadores não se denominavam assim. A nomenclatura surgiu posteriormente para identificar os governos que compartilharam características em comum durante o período setecentista devido as suas aproximações com os ideais iluministas.
Gradualmente, as concepções iluministas começaram a ganhar o apoio de reis, que ainda exerciam o poder sob os princípios do absolutismo, mas desejavam modernizar seus Estados. Denominados de “déspotas esclarecidos”, os soberanos fizeram reformas em seus governos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das nações europeias.
A princípio, acreditava-se que os monarcas eram escolhidos e enviados por Deus. Essa percepção, no entanto, começou a ser alterada ainda no século XVII, quando os filósofos iluministas começaram a utilizar o racionalismo cartesiano como método de estudo. A ideia era distanciar a Igreja do ensino e podar sua influência sobre o Estado.
Sebastião José de Carvalho e Melo participou do governo do rei português D. José I entre 1750 e 1777. Guiado por ideias iluministas e preocupado em modernizar Portugal, Pombal adotou uma série de medidas reformistas que impactaram o desenvolvimento do Império português.
É inegável a influência do iluminismo sobre os reinados europeus. Em maior ou menor medida, as nações foram impactadas por reformas que seguiam as concepções de filósofos e pensadores da época. Por isso, para compreender mais a fundo o que foi o despotismo esclarecido, é fundamental conhecer o que foi o iluminismo e o que seus adeptos defendiam.
Na Rússia, a imperatriz Catarina II (1762-1796) promoveu a liberdade religiosa, ao mesmo tempo em que acentuou o feudalismo.
Outro ponto interessante é a gama de conhecimentos que o monarca deveria dominar para implementar os princípios iluministas. Daí a presença de ministros (ou até mesmo filósofos) afinados ao pensamento filosófico e econômico iluminista nas cortes destes monarcas.
O despotismo esclarecido é caracterizado pelo reinado absoluto do monarca que implementava reformas político-econômicas pautadas no iluminismo.
Assim, pretendia-se alcançar de forma rápida a modernização de alguns países europeus, ao mesmo tempo em que aumentava o prestígio e o poder do monarca, enfraquecendo uma possível oposição ao seu governo.
Foram nos países europeus com a economia mais frágil que o iluminismo foi utilizado para fortalecer o absolutismo em vez de destruí-lo. Assim, tal forma de governo vigorou na Áustria, Portugal, Prússia, Espanha e Rússia.
No entanto, estes mesmos governos não fizeram nenhuma concessão à limitação do poder real ou expandiram os direitos políticos para as demais camadas da população.
Em primeiro lugar, é importante destacar que as monarquias absolutistas europeias estavam em crise em função das transformações causadas pelas ideias Iluministas e Liberais.
Abaixo, acompanhe uma seleção de videoaulas que continuam abordando a matéria depotismo esclarecido. Além de revisar alguns pontos abordados no decorrer da matéria, você encontrará ótimos resumos para fixar o conteúdo.
Dentre todas as medidas tomadas por Pombal, a mais comentada, que provavelmente trouxe maior impacto na colônia, foi o combate à nobreza e ao clero. Considerando a Inquisição e os jesuítas como entraves à modernização, Pombal iniciou um embate contra a Companhia de Jesus. Após terem suas propriedades confiscadas, eles foram afastados do sistema educacional. Em 1759, todos os jesuítas foram expulsos das colônias do Império português.
O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada pelos reis, no século XVIII, como uma alternativa para a monarquia absolutista, que estava em crise , devido as idéias iluministas. ... Esses monarcas ficaram conhecidos como Déspotas Esclarecidos, ou seja, como Reis Absolutos Iluminados.
O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. ... O despotismo esclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo.
O despotismo é considerado a forma mais simples de governo que já existiu. Nele, o poder é concentrado em um único governante arbitrário, o déspota (do grego despotes – senhor).
Significado de Despótico adjetivo Que faz referência a déspota, governante tirânico que usa do seu poder para governar de modo autoritário e antidemocrático: governo despótico.
O Despotismo Oriental foi descrito como regimes autoritários, quando os governantes usavam da repressão para construir grandes obras como represas e barragens nos rios. Este sistema estaria baseado não somente na força, mas também na submissão.
Resposta. Déspota é uma qualificação dada à pessoa que governa de forma arbitrária ou opressora,É o mesmo que ditador, ou seja, o indivíduo que exerce todo o poder político sozinho ou com um pequeno grupo de pessoas sufocando seus opositores.
A diferença entre o despotismo e a sociedade politica é que no Despotismo o déspota, isto é, o monarca, normalmente possui amplos poderes e é supremo perante os indivíduos, instituições e a sociedade, normalmente estando em um estado absolutista.
Despotismo é um poder absoluto isolado com ideias intrínsecas do absolutismo, porém o governante pode ter um caráter Tirano ou Ditatorial. ... Diferente do absolutismo onde o governante se utilizar de meios para ter mais poder de que o povo.
Resposta. Resposta: O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII, O Despotismo é uma forma de governo na qual uma única entidade governa com poder absoluto.