De acordo com várias tradições abraâmicas, Avan (do hebraico אָוֶן aven "vício", "iniquidade", "potência") era a esposa e irmã de Caim e filha de Adão e Eva. O nome Avan é usado no Livro dos Jubileus; em outros textos abraâmicos, (como a Caverna dos Tesouros) ela é chamada de Qelima.
Em Gênesis 4:1 Eva gera Caim e instantaneamente no versículo 2 ela gera Abel. Repare: Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque, e edificou uma cidade e chamou a cidade pelo nome de seu filho Enoque." Caim e Abel eram filhos de Adão e Eva, o primeiro e, àquela altura, único casal. ... A mulher sem nome e sem biografia de Caim também é uma precursora, no caso de uma convenção literária.
Após ter matado Abel, Caim teria partido para a "terra da Fuga (Nod ou Node), ao leste do Éden", levando consigo a sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia.
Os filhos de Adão e Eva foram autor e vítima do primeiro homicídio – Caim matou Abel. Motivo: a inveja, mal secreto, o pior dos pecados capitais. E Deus, antes de punir Caim, assegurou-lhe o direito de defesa (Gênesis, 4, 9 – 10):
Yoqneam, Israel
A terra de Node ou Nod (Hebraico: אֶרֶץ־נוֹד – ʾereṣ-Nōḏ)) é um lugar mencionado no livro Gênesis, da bíblia hebraica. Localizado "a leste do Éden" (qiḏmaṯ-ʿḖḏen), onde Caim fora exilado por Deus depois de ter matado Abel.
"Caim matou Abel com uma pedra.
Deus diz a Caim, após ver seu semblante caído por ter sua oferta rejeitada: "se procederes bem, não é certo que serás aceito?" (Gn 4.
Logo após seu ato de fúria, Deus teria marcado Caim para todo o sempre. ... Caim ficou com medo, porque as outras pessoas poderiam querer matá-lo, como vingança por Abel. Então Deus prometeu a Caim que se alguém o matasse, receberia uma vingança sete vezes pior. Deus colocou uma marca em Caim, para que ninguém o matasse.
Caim cometeu o primeiro assassinato Então, Deus não queria que a vingança se tornasse um ciclo vicioso entre os homens, por isso disse que quem matasse Caim seria punido sete vezes mais (Gênesis 4:15), quer dizer, de uma maneira pior ainda do que ele foi.
O castigo de Caim é carregar eternamente a culpa de seu ato. Quando Deus lhe comunica que é maldito na terra e que esta não mais lhe dará frutos, sendo, portanto, fugitivo e errante, Caim exclama: "É tamanho o meu castigo que já não posso suportá-lo".
A Bíblia diz que Lameque teve duas esposas. O nome da primeira era Ada que teria sido mãe de Jabal e de Jubal. ... "Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete." Tal suposição baseia-se também no fato do texto bíblico não dar outra informação a respeito da morte de Caim.
Lameque ou Lémech (do hebraico לָמֶךְ / לֶמֶךְ "abaixo; pobre") é um personagem bíblico do Antigo Testamento mencionado no livro de Gênesis como o pai de Noé. De acordo com a Bíblia, Lameque pai de Noé, era filho de Matusalém, o homem que mais alcançou longevidade.
Enos
Assim, pode-se dizer que, resumidamente, Osíris é o deus do renascimento....
Os principais deuses
Seth queria assumir o trono no lugar de Osíris e por isso o matou. Osíris por sua vez renasceu, se tornando o rei do submundo e responsável por pesar o coração de cada pessoa que falecia, para ver seus pecados.
Figura sinistra que combateu Hórus, era o deus do caos e do deserto. Hórus matou Seth, que se tornou o deus do Submundo.
No ápice do julgamento, Osíris pesava o coração do falecido em uma balança. Para que a pessoa recebesse aprovação, seu coração deveria ser mais leve que uma pena. Caso contrário, o indivíduo não poderia entrar no Duat, uma espécie de submundo dos mortos, e sua cabeça era devorada por um deus com cabeça de crocodilo.
A sua pele poderia ser pintada de azul ou verde, duas cores associadas entre os antigos Egípcios à fertilidade. Era também representado a derramar água de jarros ou a levar mesas e bandejas com alimentos. Hapi também era conhecido como "o pai dos deuses".
Osíris é conhecido com o deus dos mortos, além de ser a divindade da vegetação, do julgamento e do além. Em egípcio, seu nome é variavelmente transcrito em Asar, Ausir, Wesir, Ausare, entre outros. Conhecido pela bondade, governou o Egito durante longo tempo.