Teoricamente o termo de abertura de um projeto deve ser elaborado pelo sponsor, que é o patrocinador do projeto. Eu disse, teoricamente... Mas na prática quem costuma realizar é o próprio gerente de projetos, às vezes, em conjunto com o sponsor. Mas a assinatura é de única responsabilidade do patrocinador.
Geralmente, o termo de abertura do projeto (também chamado de TAP ou Project Charter) contém os seguintes dados:
Como fazer o Termo de Abertura do projeto O Gerente de Projetos deve ser designado antes do início do planejamento e, de preferência, no desenvolvimento do termo de abertura. O patrocinador do projeto deve aprovar o termo de abertura do projeto.
O termo de abertura do projeto tem como principais objetivos colocar por escrito os objetivos do projeto, evitando-se assim mal entendidos que possam ocorrer entre as partes envolvidas e identificar a necessidade de negócio, evidenciando os motivos que levam a empresa a investir no projeto, criando um registro para ...
Auxilia no estabelecimento de metas e objetivos Por se tratar de uma ferramenta que empacota informações e simplifica processos, a EAP, certamente, impacta diretamente na clareza do negócio. Em outras palavras, o melhor entendimento permite uma separação de trabalho, metas e objetivos mais eficientes.
O TAP reconhece formalmente o início do novo projeto e serve como base o trabalho do gerente de projeto, que recebe a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.
O termo de abertura do projeto, mais conhecido como TAP, é o documento oficial que autoriza formalmente a existência do empreendimento dentro da organização e dá autoridade ao gerente de projeto para aplicar recursos durante o seu ciclo de vida.
Tem objetivo claro e viável: mais uma característica dos projetos é que eles são feitos com um objetivo claro e viável, isto é, possível de ser alcançado. É necessário esclarecer, porém, que um projeto não é uma meta, um desejo ou mesmo a visão de futuro de uma empresa: ele pode ser um caminho para alcançá-los.
O Escopo do Projeto é todo o trabalho necessário para obter um produto, serviço ou resultado. ... De acordo com o Guia PMBOK®, referência mundial em gestão de projetos, o escopo do projeto deve conter o trabalho necessário – e apenas o necessário – para que o projeto possa ser entregue com sucesso.
Segundo o guia PMBOK - 4ª Edição, um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes.
Desta forma, a estrutura do plano do projeto poderá ser, por exemplo:
Quais documentos não podem faltar?