EQST

Quem Deve Tomar PrEP?

Quem deve tomar PrEP?

A prep é indicada para pessoas com risco e vulnerabilidades acrescidas ao hiv, como pessoas trans, profissionais do sexo, gays e outros hsh e casais sorodiferentes.

O que é PrEP é para que serve?

A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é previnir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável.

Quando tomar PrEP?

Ela é indicada para aquelas que tenham maior risco de entrar em contato com o HIV. Você deve considerar usar a PrEP se: Fizer parte de uma dessas populações-chave: Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH);

Para que serve o remédio profilático?

A palavra profilático ou profilaxia refere-se a um conjunto de precauções que tem como objetivo evitar uma doença. Um tratamento profilático é um tratamento preventivo. No caso da hemofilia, o tratamento profilático tem como objetivo prevenir a ocorrência de hemorragias.

Para que serve o uso da profilaxia?

Na profilaxia são tomadas ações e medidas para que não exista interação de um agente infeccioso com o organismo, com objetivo de conter a inserção de doenças e, quando isso não é possível, realizar o controle para que as doenças não se disseminem.

Quais os efeitos colaterais do PrEP?

Os efeitos colaterais mais frequentes nos estudos de PrEP foram dor de cabeça, dor de estômago, perda de apetite, náuseas, flatulência, vômitos, tonturas, fadiga, dor nas costas e aumento leve de transaminases (enzimas presentes no fígado).

O que é ação profilática?

Profilático refere-se a profilaxia e significa preventivo, sendo utilizado para designar algo capaz de prevenir ou atenuar determinada doença (medidas/ações profiláticas, tratamento profilático).

Qual a importância da profilaxia dental?

Para isso, um dos procedimentos odontológicos que deve ser feito pelo menos uma vez ao ano é a limpeza dos dentes. Para quem não sabe, a profilaxia (como é chamada a limpeza) remove placa e tártaro que podem causar gengivite, cáries, mau hálito e outros problemas.

Quando fazer profilaxia dental?

Recomenda-se que a profilaxia dental seja feita 2 vezes ao ano, ou seja, a cada 6 meses. Essa frequência é ideal para impedir que o tártaro se infiltre na gengiva. Assim, evita-se o surgimento de doenças gengivais, como a periodontite e a gengivite.

Onde posso comprar PrEP?

Ela pode ser obtida nos centros de referência em tratamento para HIV/AIDS, hepatites virais e IST's do país. No Brasil ela ainda está concentrada nas capitais e maiores cidades. Só São Paulo concentra 40% da PrEP no país.

Onde posso comprar o PrEP?

Muitas clínicas de saúde sexual do NHS (sistema de saúde equivalente ao SUS no Brasil) já oferecem assistência gratuita para pessoas que usam a PrEP e adquiriram o medicamento online. Os usuários recebem informação, assistência e acompanhamento.

Quem usa PrEP transmite?

A PrEP previne apenas o HIV. Por isso é importante fazer a prevenção combinada, usar preservativo, usar a PrEP e testar sempre para o HIV e outras IST's.

Quem não pode tomar PrEP?

São eles: gays, homens que fazem sexo com outros homens, profissionais do sexo, pessoas trans e parceiros sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro, não).