Quem Deve Ser Os Padrinhos De Casamento?

Quem deve ser os padrinhos de casamento

Antes mesmo de enviar os convites do casamento, é importante definir quem serão os padrinhos do casal. Estas pessoas estarão com vocês enquanto fazem os votos no altar e em todos os registros do grande dia, com grande destaque, e a sua participação no enlace vai muito além da figura que farão na cerimônia e na festa. A função das madrinhas e padrinhos no casamento é acompanhar e auxiliar o casal antes, durante e até depois do dia C.  A “convocação” dos amigos e/ou familiares para serem madrinhas e padrinhos vem junto com algumas responsabilidades, e é importante saber se as pessoas que desejam convidar estão dispostas a assumi-las. Por isso, é importante se considerar uma série de quesitos antes do chamado.

Mais importante do que a quantidade é o carinho

Esse convite não necessariamente precisa ser formal, pode ser algo mais descontraído somente para que tanto os noivos, quanto os padrinhos estejam alinhados com a data e os preparativos que demandam tempo e dedicação.

Por isso mesmo, a vossa escolha deve ser ponderada, já que este papel vai muito mais além da proximidade e cumplicidade que vos une.Os padrinhos têm algumas tarefas a cumprir e por isso mesmo, deve estar comprometidos no seu papel, algo que nem todos os vossos amigos mais chegados poderão conseguir fazer.

Organize o casamento através do telemóvel

A escolha dos padrinhos de casamento requer algum tempo e critério, já que de certeza que terão alguns nomes possíveis para esse papel. É importante lembrar de que o papel dos padrinhos vai mais além de estarem ao vosso lado no momento em que trocarem as vossas alianças de casamento. É importante que estes também estejam disponíveis para vos ajudar durante os preparativos, vos apoiem nos momentos mais conturbados, e possam estar atentos a possíveis imprevistos que surjam, para que vocês desfrutem ao máximo do vosso dia. Por isso mesmo, é importante perceberem o que pretendem dos vossos padrinhos antes de tomarem uma decisão, para que estes não fiquem aquém das expetativas. Façam uma lista de nomes, ponderem bem e tomem uma decisão de acordo com o vosso feeling. 

Se a vossa resposta é sim, fizeram a escolha certa. No entanto, se apenas escolheram os padrinhos por pressões familiares ou porque já foram padrinhos do seu casamento, talvez devam repensar a vossa decisão. Lembrem-se de que este é um dia único e muito especial, e deve ser vivido tal como sempre imaginaram. É importante confiarem a 100% nos vossos padrinhos, já que não há nada melhor do que saberem que irão executar na perfeição alguma tarefa que tenham, tanto nos preparativos como no próprio dia. 

É o tipo de cerimónia que dita o número de padrinhos que podem ter. Por norma, numa cerimónia religiosa é comum ter-se um casal de padrinhos que, no dia do casamento, estarão elegantemente vestidos com um fato e um vestido de gala comprido e vos apoiarão em tudo. No caso da cerimónia civil, podem alargar o número de padrinhos aos que preferirem, já que este tipo de enlace é mais informal e descontraído. Esta pode ser uma excelente opção para quem tem vários irmãos ou muitos amigos próximos, que querem muito que estejam ao seu lado da mesma forma. 

De todas as grandes decisões que terão de tomar relativamente ao vosso grande dia, não restam dúvidas de que a escolha dos padrinhos será uma das mais importantes - tão ou mais importante que a decoração, que o vestido de noiva ou o estilo de convites de casamento, já que estas serão as pessoas que estarão ao vosso lado desde os preparativos até ao último minuto da festa.

No vosso caso, só devem pensar na lista de pessoas que querem que estejam presentes e explicarem-lhes o que gostavam de fazer - ou o que preferem evitar - para esta celebração. Além disso, ambos vos podem acompanhar na escolha do vosso look nupcial, e darem ideias tanto para a decoração, como para as lembranças ou mesmo para a playlist da festa. No fundo, a sua ajuda é necessária sempre que vocês considerem que os querem incluir em alguma decisão ou tarefa, ainda que tudo dependa sempre do nível de proximidade e cumplicidade que tenham com eles.

Dependendo da religião do casal, os padrinhos e madrinhas devem ser batizados e praticantes. Sem este cuidado, corre-se o risco de algum nome pensado não estar apto a ocupar esta posição. Ou que ele tenha que ser apresentado e iniciado em algumas premissas e cerimônias necessárias previamente. Cheque a religião, a disponibilidade e a disposição das pessoas antes do pedido formal do apadrinhamento para evitar uma saia justa.

Tags

Tags

O casal deve apresentar obrigatoriamente 02 testemunhas no dia de marcar o casamento civil e, no mínimo, 04 testemunhas no dia da cerimônia . É necessário que as testemunhas sejam ser maiores de idade, e não podem ser pai ou mãe de qualquer um dos noivos.

Ser padrinho e madrinha não significa estar somente lá do altar digamos “de enfeite” durante a cerimônia de casamento. Longe disso! Os padrinhos são pessoas especiais, importantes, que conhecem o casal e a história de amor deles.

Geralmente de 6 a 8 meses antes do casamento. No caso dos padrinhos de casamento é importante ter essa confirmação antes mesmo de providenciar outros preparativos do casamento.

Explorar todas as possibilidades

Se você é uma pessoa sociável, experimente chamar ao menos um representante de cada capítulo da sua vida para estar ao seu lado no altar. O melhor amigo de infância, a melhor amiga da faculdade e aquela colega do seu primeiro emprego que virou confidente são alguns exemplos.

Ser padrinho de casamento vai além de participar do dia mais importante da vida do casal. É estar ao lado do casal não somente em momentos especiais como também em momentos de adversidade.

Se o intuito for formar no altar casais entre pessoas que não se conhecem, apresente-os antes do grande dia. Fica muito impessoal dois desconhecidos caminharem lado a lado de braços dados sem conhecer a devida importância que cada um tem na vida dos pombinhos. Ofereça um almoço que reúna a todos e faça as honras, apresentando-os. O chá de panelas, por exemplo, pode ser uma oportunidade para tal. Ou antes mesmo disto, na convocação para ajudarem a escolher o décor do casamento.

5 dicas para acertar na escolha

Já sabem que irão ser os vossos padrinhos de casamento? Se sim, comecem já a pensar num convite de casamento especial para eles. Além disso, eles podem ajudar-vos com outros detalhes, tais como a escolha do bolo de casamento ou mesmo da decoração. Eles são pessoas únicas na vossa vida, e merecem estar ao vosso lado neste dia tão importante para todos. 

Quando pensas naquela amiga que te acompanhará na prova dos vestidos e dos penteados apanhados que tens idealizados, pensas em quem? Provavelmente queres que essa pessoa seja tua madrinha de casamento, porque tem um papel muito importante na tua vida. E a verdade é que os padrinhos são isso mesmo - pessoas que te conhecem como ninguém e que partilham as melhores memórias contigo. É por esta razão que os noivos devem escolher os que estão sempre lá para o que der e vier. Só uma amizade assim - pura, forte e leal - pode receber o privilégio de ter um papel tão fundamental no vosso enlace.

Entretanto, quando o casal é casado, é comum que os dois sejam convidados para serem padrinhos. Afinal, fica muito estranho chamar somente um deles e isso pode gerar certo constrangimento para todos.

Quem chamar para padrinho?

Muito usual é colocar os parentes mais próximos como padrinhos, mas nem sempre a única opção. Mesmo porque, infelizmente, há casais que não se relacionam bem com alguns familiares. Procurem colocar quem está realmente presente em suas vidas, não é o momento de fazer homenagem ou “média” com algum familiar.

Como as Demoiselles entram?

Quando e como as demoiselles entram no cortejo? R: Pode ser antes da entrada da noiva (mais comum) ou logo depois. No casamento da princesa Kate Middleton, a sua irmã Pipa foi sua demoiselle e entrou logo em seguida da Kate. Podem entrar em fila única ou em pares.