“Em terra ou nas alturas, HIGIENIZAR AS MÃOS sempre será uma PRÁTICA SEGURA”. QUEM DEVE HIGIENIZAR AS MÃOS: Todos os profissionais que estão em contato direto ou indireto com os pacientes, que manipulam medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado.
Para que higienizar as mãos? Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
Veja abaixo o jeito correto de higienizar as mãos para evitar infecções. Aplique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a superfície das mãos. Friccione as mãos entre si. Não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas.
Aplique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha para cobrir todas as superfícies das mãos. Friccione as palmas das mãos entre si. Friccione a palma direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
Com água e sabonete
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada ao paciente, e a higienização das mãos é a medida mais eficaz para prevenir a infecção hospitalar.
Com água e sabonete
São três tipos de limpeza: concorrente, terminal e de manutenção. A limpeza concorrente é aquela realizada enquanto o paciente encontra-se no apartamento, nas dependências da instituição de saúde. A limpeza terminal é realizada após a saída do paciente, seja por alta, óbito ou transferência.