Ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas na histГіria do Brasil. As circunstГўncias do descobrimento sГЈo um bom exemplo. Pela histГіria oficial, Pedro ГЃlvares Cabral avistou em alto-mar "um grande monte, muito alto e redondo", no sul da Bahia.
Duarte Pacheco Pereira integrou a delegação portuguesa que negociou e assinou o Tratado de Tordesilhas. A sua competência, em matéria de geografia e de cosmografia, fez com que figurasse entre os membros da delegação portuguesa encarregada de estabelecer os termos do Tratado de Tordesilhas que foram negociados com os castelhanos, em 1494.
Desta forma, no momento de Afonso de Albuquerque regressar ao reino, o rajГЎ pediu-lhe que deixasse Duarte Pacheco ficar por lГЎ, de forma protegГЄ-lo dos ataques do samorim que era seu inimigo.
A carta de Caminha e outros documentos sobre as navegações ficaram escondidos na Torre do Tombo, em Lisboa, até 1773. As navegações portuguesas, portanto, eram segredo de estado, tanto quanto seriam, quatro séculos depois, os planos para chegar à Lua.
Ora, o navegador merecia uma fama internacional que nunca teve, por isso esta acabou por ser a descrição mais justa que alguém lhe fez. Infelizmente, a história não o tratou tão bem, pois nunca lhe fez uma homenagem tão justa como a que foi feita pelo poeta.
Duarte Pacheco Pereira nasceu em 1460, na cidade de Lisboa. Os seus pais foram João Pacheco e D. Isabel Pereira. Duarte Pacheco Pereira foi um homem que demonstrou ter grande erudição. No entanto, dedicou-se às armas tendo revelado também nesta área grandes qualidades.
Que qualquer forma, sendo os portugueses ou espanhóis, é importante destacar que esse conceito de descobrimento de territórios é bastante eurocêntrico, ou seja, interpreta os acontecimentos históricos somente do ponto de vista dos europeus.
O poeta LuГs de CamГµes acabou por fazer a homenagem que Duarte Pacheco Pereira merecia pela importГўncia que teve na histГіria do nosso paГs. Ao identifica-lo como o “Aquiles lusitano”, comparou-o com um herГіi reconhecido internacionalmente.
Duarte Pacheco Pereira já tinha participado das negociações do Tratado de Tordesilhas, quando percorreu a costa brasileira e o mar do Caribe em finais do século XV. Ora, esta viagem secreta antecedeu a primeira viagem comprovada de um europeu ao território brasileiro.
Sob as ordens de D. JoГЈo II, Duarte Pacheco Pereira realizou algumas viagens Г costa da GuinГ©. A sua experiГЄncia de navegador levou-o a ter um papel importante num acontecimento histГіrico de grande relevГўncia internacional.
O seu protagonismo nГЈo foi o mesmo de outros navegadores. SerГЎ mesmo o navegador portuguГЄs mais subvalorizado! Contudo, ele foi efetivamente um dos grandes navegadores dos sГ©culos XV e XVI.
Cinco anos depois, aprofunda-se no estudo astronômico e militar. Assim, ganha a confiança total do rei D. Manuel, que governava na época, e recebe o título de Fidalgo do Conselho do Rei e Cavaleiro da Ordem de Cristo.
Coube aos portugueses criar uma rota alternativa, pela qual os navios se distanciavam da costa africana atГ© a altura do cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e daГ embicavam rumo ao cabo da Boa EsperanГ§a. Era um desvio tГЈo acentuado que seria quase impossГvel nГЈo avistar o litoral brasileiro. Havia um segundo motivo para tomar cuidado.
Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.
De qualquer modo, sГі depois do tratado Г© que os portugueses se sentiram seguros de anunciar sua grande descoberta. Ainda assim, com cautela. Dom Manuel I demorou um ano para comunicar seu sogro, o rei da Espanha.
O navegador comeГ§ou a sua escrita de “Esmeraldo de Situ Orbis” por volta de 1505. No entanto, o documento sГі foi publicado 400 anos mais tarde. Г‰ possГvel consultar este documento na Biblioteca Municipal de Cascais.
Pedro Álvares Cabral era o comandante dessa grande empreitada que começou com a missão de se chegar às Índias, mas que acabou por aportar em terras até então desconhecidas.
A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.
O primeiro lugar avistado foi um morro, batizado de Monte Pascoal. No dia seguinte, 23 de abril, os europeus pisam em terra firme e fazem os primeiros contatos com os indígenas.
Chama-se pré-história brasileira ou período pré-cabralino, o momento para a história do Brasil antes da chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral, em 1500.
O Descobrimento do Brasil aconteceu em 1500 em meio ao processo das Grandes Navegações e ExpansГЈo MarГtima portuguesas. As primeiras caravelas a aportar em solo brasileiro eram lideradas por Pedro ГЃlvares de Cabral.
O Brasil ColГґnia, na HistГіria do Brasil, Г© a Г©poca que compreende o perГodo de 1530 a 1822. Este perГodo comeГ§ou quando o governo portuguГЄs enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza.
Momento histórico que durou de 1530 a 1822 Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza, no litoral brasileiro.
O PerГodo Colonial foi marcado pela formação do primeiro Governo-Geral na colГґnia portuguesa na AmГ©rica, com a chegada de TomГ© de Sousa Г Bahia, e pela formação da primeira capital da colГґnia, a cidade de SГЈo Salvador.
A chegada de PinzГіn pode ser vista como um simples incidente da expansГЈo marГtima espanhola. A terra que hoje corresponde ao Brasil foi reivindicada pelo ImpГ©rio PortuguГЄs em 22 de abril de 1500, com a chegada da frota portuguesa comandada por Pedro ГЃlvares Cabral a Porto Seguro.
1530 a 1533 - Martin Afonso de Souza realiza sua expedição de reconhecimento do Brasil. Primeiras mudas de cana-de-açúcar são plantadas em território brasileiro. 1530 - Criação do sistema administrativo de Capitanias Hereditárias. 1548 - Criado e instalado o sistema administrativo (centralizado) do Governo Geral.
Fundação da primeira colônia britânica de Pannaway (atual Rye) em Nova Hampshire, Estados Unidos.
Como o Brasil era uma colônia de exploração, as pessoas se ocupavam das atividades econômicas predatórias e de sua própria sobrevivência, restando pouco tempo para outras atividades.
A sociedade colonial era escravista e baseada na economia latifundiГЎria. A primeira cultura a render lucros foi a cana-de-açúcar. Durante o perГodo da sociedade colonial, o Brasil se tornou o maior produtor e exportador de açúcar. ... A base da sociedade colonial brasileira era formada pelos negros escravos.
O Brasil ganhou mais autonomia – surgiram as primeiras fábricas e instituições brasileiras, como bolsa de valores locais e um banco nacional. As fazendas se modernizaram e as cidades se desenvolveram, atraindo imigrantes.
Também não havia o costume de se tomar banho devido ao frio e a quase inexistência de água canalizada. O mau cheiro era dissipado pelo abanador. ... Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebés eram os últimos a tomar banho.
Os camponeses viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a área interna escura, úmida e enfumaçada. Em geral as cabanas tinham apenas um cômodo, que servia para dormir e guardar alimentos e até animais. Os móveis, bastante rústicos, resumiam-se à mesa e bancos de madeira e os colchões de palha.
No final do sГ©culo 17, os nobres ingleses que chegaram aos 25 anos passaram a viver mais do que os nГЈo-nobres - mesmo que permanecessem em cidades. Durante a era vitoriana, por exemplo, uma menina de cinco anos tinha expectativa de vida mГ©dia de 73 anos; um menino, de 75.
SГ©culo XVIII: ano 1701 atГ© o ano 1800; SГ©culo XIX: ano 1801 atГ© o ano 1900; SГ©culo XX: ano 1901 atГ© o ano 2000; SГ©culo XXI: ano 2001 atГ© o ano 2100.
Pela divisГЈo em sГ©culos o perГodo entre o ano 1 e o ano 100 correspondem ao sГ©culo I. O perГodo entre o ano 101 e o ano 200 pertencem ao sГ©culo II, e assim por diante. O sГ©culo III se refere aos acontecimentos ocorridos entre o ano 201 e o ano 300.