Você gostaria de explorar um destino singular, acolhedor e cheio de maravilhas naturais? Bem-vindo à Ilha de Marajó, localizada no Pará. Esse arquipélago é perfeito para desconectar, apreciar a natureza e realizar passeios incríveis. Seu nome, de origem Tupi, significa “tapa-mar”, em referência às pequenas ilhas da região. Empolgado para visitar? Acompanhe o guia a seguir!
No caso, trata-se do Arquipélago apenas. Vale destacar a presença presumível de quase 20 espécies de mamíferos aquáticos, entre os quais estariam as duas espécies de peixe-boi. Entre os quelônios, as tartarugas, pode-se chegar a 17 espécies, as cinco espécies marinhas que freqüentam o Brasil e outras de ambientes de água doce.
A viagem de lancha que separa Belém da cidade de Soure, capital da ilha, dura duas horas e atravessa as baías do Guajará e do Marajó. Situada na foz do Rio Amazonas, a ilha, um paraíso selvagem, é uma extensa planície, pontilhada de campos, matas, mangues e igarapés.
Um dos principais alvos de atividades extrativas é o açaizeiro, que produz o concorrido palmito. O açaizeiro cresce naturalmente, em meio à mata, em grupo de até dez troncos e dá uma bebida bastante apreciada. Uma grande variedade de plantas medicinais, madeira de lei, resinas e inclusive a borracha, esta extraída da seringueira,é encontrada nas matas de Marajó.
Considerada a maior ilha fluvio-marinha da Terra, ela foi formada por depósitos de sedimentos do rio Amazonas e também do rio Tocantins, que deságua no lado oriental da ilha. Por este motivo, o território de mais de 40.000 km² é todo plano. A maior altitude é de apenas 20 metros. Por isso, na época das cheias do Amazonas boa parte da Ilha de Marajó fica embaixo da água. Do lado oeste, nem existem estradas. Todo o transporte entre as cidades é feito por barcos.
A ilha tem a maior criação de búfalos do Brasil. Conta-se que vieram à ilha, após o naufrágio de um navio francês que transportava búfalos da Indochina. A capacidade do búfalo se locomover nos mangues é fantástica o que faz dele um ótimo meio de transporte, inclusive para a polícia municipal de Soure que circula nessas pequenas montarias de meia tonelada!
Outra opção interessante é utilizar um catamarã, que oferece uma viagem um pouco mais rápida. O passeio de catamarã também parte do Terminal Hidroviário e tem uma duração média de 2 horas e 30 minutos. O valor da passagem é de R$ 46, e o barco tem capacidade para transportar até 150 pessoas.
A Ilha de Marajó está localizada no estado do Pará, no norte do Brasil. Ela é banhada pelo oceano Atlântico e é a maior ilha fluvio-marítima do mundo, com uma área de aproximadamente 40.000 km².
Localizada a 500 metros de centro de Salvaterra, a Praia Grande de Salvaterra é de fácil acesso e possui a melhor infra-estrutura da região, com bares, restaurantes e pousadas. Ali se concentram os turistas nas férias de julho, atraídos principalmente pelas festas que acontecem até o amanhecer.
Administrador de empresas, trabalha com internet desde 2010 em diversos projetos. Apaixonado por turismo, fundou o Agora Viagem e escreve sobre diversos temas para ajudar o máximo de viajantes com as melhores dicas e promoções.
Dividida em 12 municípios pontilhados por matas, rios, campos, mangues e igarapés, forma um cenário perfeito para quem pretende desvendar um pedaço quase intacto da selva amazônica. O ponto de partida da viagem é Belém, de onde saem barcos e balsas rumo à Soure, a “capital” da ilha, alcançada depois de cerca de três horas de navegação. É nesta área que estão as melhores praias – do Pesqueiro, Barra Velha e Joanes -, as melhores hospedagens e restaurantes, além de boa parte dos 250 mil habitantes da região.
Vicente Pinzón, já em terras brasileiras, abasteceu-se de viveres, capturou 36 índios e seguiu viagem rumo ao norte. Ele foi seguido na embocadura do Amazonas por outro espanhol, Diego de Lepe que também partira do porto de Palos, mas em sua tentativa de desembarque na foz do rio Amazonas, apenas alguns meses depois de Pinzón, Lepe terminou por travar um feroz combate com os índios que mataram 10 de seus homens. Talvez por serem parentes dos 36 índios, salteados anteriormente por Pinzón. Os espanhóis eram senhores da Amazônia, de fato e de direito.
Lembre-se de fazer suas reservas com antecedência, especialmente durante a alta temporada, para garantir que você tenha o local perfeito para descansar após um dia de exploração no Marajó.
Ao norte e sul ocorrem áreas de domínio de savana (cerrado), principalmente nas áreas de transição entre os domínios de influência fluvial ou lacustre e áreas de floresta ombrófila densa.
E foi justamente de uma dessas tribos indígenas, a que vivia mais ao sul da ilha, que saiu o nome atual: Marajó. Segundo o dicionário Aurélio, Marajó significa o vento que sopra a tarde sobre a ilha. No entanto, a origem desse nome pode vir de Mbara-yó, que no Tupi significa barreira do mar. Aliás, aos olhos dos antigos colonizadores, a ilha parecia servir como uma muralha erguida pela própria natureza para barrar as tormentas do oceano.
O prato mais famoso e icônico do Marajó é o “Pato no Tucupi”. Este prato é uma explosão de sabores que combina o pato marinado em ervas com o tucupi, um caldo amarelo feito da mandioca brava. O resultado é uma iguaria única, com um sabor incrivelmente rico e picante. Acompanhado de arroz e jambu, uma erva típica da região, o “Pato no Tucupi” é uma verdadeira festa para o paladar.
Contando com uma população total de cerca de 250.000 habitantes, sua área está dividida atualmente em 15 municípios, sendo que o principal destes é Soure, com 22 mil habitantes, seguida de Salvaterra com 17 mil habitantes.
90 km
adjetivo Que diz respeito à ilha de Marajó, na foz do Amazonas. Diz-se de certo estilo de ornamentação inspirado nos motivos indígenas da ilha de Marajó, aproveitado especialmente na arquitetura e na cerâmica. substantivo masculino e feminino Natural ou habitante dessa ilha.
Por isso, entre os países que têm seu território totalmente situado em uma ou mais ilhas, o maior do mundo é a Indonésia, com 1 904 569 quilômetros quadrados. ... Já a ilha de Marajó (PA), com 49 mil quilômetros quadrados, é a número 1 da categoria fluviomarítima (cercada por rio e mar).
o anteparo do mar. Marajoara é o nome dos habitantes da ilha de Marajó. Do ano 400 dC a 1400 os marajoaras desenvolveram peças de cerâmica muito resistentes e bonitas.
A Luta Marajoara ou Agarrada Marajoara é um tipo de combate corpo a corpo semelhante ao wrestling e muito praticado nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó.
Quais sao os principais movimentos da luta Marajoara?