Francis Crick
Assim, através de estudos de difração de raios X, Watson e Crick revelaram que a molécula de DNA é um composto formado por duas longas cadeias paralelas, constituídas por nucleotídeos dispostos em sequência.
A primeira delas foi descoberta pelo bioquímico Erwin Chargaff em 1951. Denominada “Primeira Regra de Paridade de Chargaff” (PRPC), afirma que a quantidade de nucleotídeos Adenina (A) é igual à quantidade de Timina (T), a mesma paridade ocorrendo entre Citosina (C) e Guanina (G).
Orientação antiparalela O DNA de fita dupla é uma molécula antiparalela, ou seja, é composta de duas fitas que correm lado a lado mas apontam para direções opostas.
Resposta. Não, uma fita de DNA é complementar a outra.
i) As pontes de hidrofóbicas dão estabilidade à dupla hélice em citoplasma aquosos. j) Quando separados, os dois filamentos de uma dupla hélice são idênticos; k) Uma vez conhecida a sequência de bases de um filamento da dupla hélice de DNA, a sequência de base do segundo filamento pode ser deduzida.
Resposta. A dupla hélice do DNA é proporcionada por pontes de hidrogênio que une a Adenina à Timina, e Guanina à Citosina. Essa interação, de pontes de hidrogênio, ao longo da cadeia, gera uma tensão nesta cadeia provocando um giro, e dando-lhe esta conformação de hélice.
A replicação do DNA é um processo semiconservativo, pois cada uma das suas moléculas recém formadas conserva uma das cadeias da molécula que a originou e forma uma cadeia nova, complementar ao seu molde.
Pelo fato de as novas moléculas serem constituídas por uma fita “antiga” e uma “nova”, esse processo é denominado semiconservativo. O processo de replicação é mediado por ação de algumas enzimas, como a helicase, responsável por desenrolar a hélice de DNA e separar as cadeias de nucleotídeos.
Na duplicação de DNA, uma nova fita é formada a partir de uma fita usada como molde. Para que a síntese de uma nova fita ocorra, é necessário que as duas fitas do DNA parental separem-se. Isso é feito pela enzima: ... d) DNA helicase.
Assim, a duplicação semiconservativa representa o fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA, em que uma das moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias, um dos filamentos de polinucleotídios, precedente da molécula mãe, produzindo uma nova cadeia complementar a que lhe serviu de molde.
Os fragmentos de DNA que compõem a fita de DNA com replicação descontínua são chamados de Fragmentos de OKazaki. NA polimerase especial, denominada de polimerase de reparo, faz a ligação entre os dessoxirribonucleotídeos complementares á região antes ocupada pelo primer.
São pequenos segmentos produzidos durante a duplicação da fita descontínua do DNA e que serão unidos ao final do processo . Após o desenrolamento do DNA, ocorre a ação de uma nova enzima a DNA polimerase, que age de 2 formas. ... Na fita líder ela age de maneira contínua e rápida.
Um fragmento de Okazaki é um relativamente pequeno fragmento de DNA (com um primer de RNA no termino 5') criado na cadeia atrasada durante a replicação do DNA. Os comprimentos dos fragmentos de Okazaki são entre 1.
A dupla fita de DNA de um cromossomo bacteriano circular é aberta na origem de replicação, formando uma bolha de replicação. Cada extremidade da bolha é um garfo de replicação, uma junção no formato de Y onde a dupla fita de DNA é separada em duas fitas simples.