Onde O Concreto Reciclado Pode Ser Utilizado?

Onde o concreto reciclado pode ser utilizado

Uma das maiores preocupações quando falamos da construção civil, é o desperdício exorbitante e sem precedentes de materiais naturais. Esse desperdício ocorre em todas as fases da construção civil, sendo desde o planejamento até a fase final e entrega de um projeto.

A indústria da construção está cada vez mais demandando práticas e soluções sustentáveis e eficientes. A pesquisa e o desenvolvimento de técnicas de produção estão em constante evolução, o que tende a melhorar as características do material e a torná-lo mais acessível em termos de custo e disponibilidade.

O concreto reciclado é seguro?

Em alguns casos, vem sendo mais utilizado que o concreto tradicional, pois a sua elasticidade pode ser superior ao concreto convencional. Há estudos que indicam que o uso de até 25% de concreto reciclado pode ser feito sem interferir nas propriedades. 

Através da marca reCO2ver, a empresa Sika desenvolveu um processo altamente eficiente para separar e reutilizar componentes de concreto demolido e aumentar a qualidade dos agregados reciclados. Trata-se da sinergia de um tratamento químico-mecânico dos resíduos da demolição de concreto

Tendo em vista o concreto reciclado estar se tornando uma tendência na construção civil, principalmente pelos seus atributos benéficos ao meio ambiente, podemos listar diversos aspectos que fazem a prática muito bem-vinda ao setor.

Contato

Contato

De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, é função de Municípios e do Distrito Federal a elaboração de um Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. A destinação correta dos resíduos é o fator decisivo para um plano ser exitoso.

Desta forma, ao invés de descartar o concreto antigo em aterros sanitários, ele é triturado e processado para criar um material que pode ser utilizado em novas construções ou em reparos.

Por que considerar o uso de concreto reciclado

Pouco adianta sugerir um material sustentável se este não é de fácil acesso. Muitos materiais vendidos como sustentáveis pecam nesse sentido, pois embora apresentem muitos pontos positivos, são difíceis de serem encontrados no mercado local.

Além destes, temos como exceção os especiais, como o pigmentado que, ao ser aproveitado, resulta em um concreto colorido. Vale o mesmo para os concretos que recebem adição de fibras.

Menor impacto ambiental: essa é a vantagem mais destacada no concreto reciclado. Seu processo de reciclagem gera a diminuição da poluição gerada pelos entulhos, evitando consequências negativas, como enchentes e assoreamento de rios e córregos. 

Evelyn Mendonça

Evelyn Mendonça

Essa é a métrica para a aquisição da maioria dos serviços e materiais na construção civil. Ela faz um paralelo entre o preço e as vantagens do material. Portanto, leva em consideração todas as vantagens aqui apresentadas.

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.

Com o avanço da construção civil, aumenta também o volume de resíduos descartados por ela. Algumas empresas já se atentaram para que o descarte de seus entulhos ocorra de forma sustentável e responsável, mas ainda não é o suficiente. A partir dessa necessidade, foi criada a reciclagem de concreto. 

#Tags

Até então, as estruturas demolidas de concreto poderiam ser trituradas, mas este agregado consistia em partes menores de concreto, que acabava sendo utilizado para usos restritos a processos de downcycling (em materiais com uma gama de usos mais limitada que o material original). Através deste processo de trituração simples, os fragmentos acabam sendo usados como materiais de base para estruturas, como estradas, por exemplo, ou outros usos similares. Devido à baixa qualidade dos agregados secundários, sua taxa de troca pelo material primário ficava limitada a cerca de 30% - um nível muito insatisfatório para que a qualidade desejada do concreto pudesse ser assegurada por meio da quantidade excessiva de cimento e adições químicas.

Responsável por preencher a última fiada da parede, encunhamento requer argamassas específicas ou espuma […]

© ETESCO, 2023. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Considerações sobre o concreto reciclado

Muito tem se falado sobre a circularidade na construção civil. Inspirando-se na natureza, a economia circular trabalha em um processo contínuo de produção, reabsorção e reciclagem, auto gerindo e regulando-se naturalmente, onde os resíduos podem ser insumos para a produção de novos produtos. Trata-se de um conceito interessantíssimo, mas que enfrenta algumas dificuldades práticas no cotidiano, seja no processo de demolição / desmontagem, na destinação correta dos materiais e resíduos, mas, muitas vezes, na carência por tecnologias para reciclar ou dar um novo uso aos materiais de construção. Cerca de 40% de todos os resíduos gerados no Planeta Terra provém da construção civil, e boa parte deles poderiam ser reciclados. Especificamente o concreto é um material chave, seja por conta de sua grande pegada de carbono na produção, sua onipresença e uso massivo, mas também devido à dificuldade de reciclá-lo ou reutilizá-lo.

A importância do concreto reciclado reside principalmente na preocupação atual com o desperdício de recursos naturais no ramo da construção civil. Hoje em dia, estima-se que a construção civil seja responsável por cerca de 40% a 75% da matéria-prima produzida em nosso planeta.

Como o concreto reciclado funciona?

Além dos benefícios ambientais inegáveis, a reciclagem de concreto induz economias tangíveis para as empresas da construção, ao reduzir os custos de produção e abrir caminho para novos processos e produtos sustentáveis. Portanto, aposte nessa prática para um futuro melhor para todos.

Há uma coleta de fragmentos da construção civil, onde são quebrados em pedaços que não ultrapassam de 130 cm. São levados às centrais de reciclagem que efetuam a trituração, e então é transformada em uma mistura grossa de areia. Em seguida, é iniciada a etapa de reutilização do concreto reciclado. Para isso, ele é misturado ao agregado de concreto virgem, e utilizado para diversos trabalhos.

O concreto reciclado no Brasil costuma ser utilizado como base para pavimentação, e, raramente, se aplica em outros elementos, como estruturas. Todavia, essa ideia já está ultrapassada.

Como reaproveitar o concreto?

Para reciclar concreto endurecido, é utilizado um britador especificamente desenvolvido para essa finalidade, que tritura o material.

Como Como reciclar?

A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Para isto, basta depositar os lixos em duas sacolas diferentes. É uma ótima ideia que não requer muito esforço.

Como reciclar PEAD?

A RECICLAGEM DE PEAD E SEUS USOS DECORRENTES. O PEAD em forma granulada é lavado em água quente com detergente neutro, após ser reciclado e selecionado por meio de um processo de extrusão.

O que é PEAD 2?

2. A sigla PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é referente às embalagens para produtos químicos domésticos (limpeza). ... O Polietileno de baixa densidade (PEBD) é o polímero usado para produzir sacos de lixo, filmes em geral, entre outros.

Como reciclar plástico PVC?

Já a reciclagem mecânica transforma o produto de PVC em um novo, sem processo químico. Após a lavagem, o PVC é moído, entra em uma máquina e é transformado em um novo produto. A mecânica é a única praticada no Brasil.

Como identificar os diferentes tipos de plástico?

A categorização divide os plásticos em sete tipos:

  1. PET ou PETE (Tereftalato de polietileno)
  2. PEAD (Polietileno de alta densidade)
  3. PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila)
  4. PEBD (Polietileno de baixa densidade)
  5. PP (Polipropileno)
  6. PS (Poliestireno)
  7. Outros plásticos.

Porque é necessário separação os diferentes tipos de plástico?

Resposta. Olá, a importância de separar os tipos de plástico para poder acontecer corretamente a reciclagem, muitas vezes quando não separado o plástico acaba poluindo rios e mares, e até mesmo contribui para as enchentes por tampar os canais de escoamento.

Quais os dois outros tipos de uso de plástico?

Principais Aplicações: Homopolímero: embalagens, películas de embalagens de alimentos, embalagens de ráfia e industriais e sacolas. Medicina: próteses, material hospitalar esterilizável e seringas descartáveis. Copolímero: brinquedos, potes conservadores, caixas de uso industrial, garrafas, tampas e películas.

O que pode ser feito com plástico reciclado?

Aplicações do plástico reciclado As aplicações mais comuns são: embalagens – utensílios domésticos – tubos de conexão – peças de calçados – sacos plásticos – peças automotivas – componentes para eletrodomésticos – revestimentos – tecidos e muitos outros.

Quais são os objetos de metais?

Dentre 10 objetos feitos de metais diferentes, pode-se citar:

  • talheres;
  • panela;
  • chave;
  • parafuso;
  • martelo;
  • chave de fenda;
  • ferro de passar roupa;
  • moeda;