Thanatos (タナトス, Tanatosu) é um dos deuses mensageiros de Hades na série Os Cavaleiros do Zodíaco criada por Masami Kurumada.
Seu próximo adversário é Ikki de Fênix, que veio se vingar em nome de todos os mortos no Submundo. Thanatos faz pouco das motivações do Cavaleiro, afirmar ser o deus que rege a morte. Ikki, contudo, diz não acreditar em deuses, muito menos em um como Thanatos. Atacando com seu Ave Fênix, Ikki quebra o elmo da Sobrepeliz de Thanatos, irritando o deus que ataca com seu Terrível Providência, destruindo a Armadura de Fênix.
3 – Na saga de Hades fase inferno, quem foi que derrotou mais espectros? Kanon foi o que mais matou espectro. Só na 1ª prisão chegou a matar até cerca de 6 espectros quase de uma vez, além de enfrentar um dos 3 juízes do Inferno Radamanthis de Wyvern.
Seiya decide se sacrificar para destruir o Muro das Lamentações, mas é impedido por Shaka, que avisa que só a luz do sol pode destruí-lo. O Cavaleiro de Ouro decide se sacrificar no lugar de Seiya, mas é impedido por Dohko, que chegara acompanhado de Mu, Milo e Aiolia recém libertos do Inferno de Cócito.
Thanatos levou um puta desviou do Seiya, que por sua vez deu uma voadora no deus que fez ele cair no chão. Isso antes dos Meteoros de Pégaso. Vejo como um claro exemplo de superioridade.
Hypnos então aparece e avisa a Thanatos que os Cavaleiros já não devem ser subestimados - já que estão usando Armaduras Divinas. Thanatos não dá ouvidas as recomendações do irmão, achando que o novo traje não implicaria num aumento de poder. Mas é justamente o que acaba acontecendo. Seiya tem seu Cosmo ampliado de forma a sombrear Thanatos, conseguindo arrebentar a Sobrepeliz do Deus da Morte com apenas um ataque e recuperar a Armadura de Atena. Ferido e humilhado, Thanatos ainda tenta revidar, mas acaba vencido pelo Cometa de Pégaso.
Sendo o Deus da Morte, seus golpes consistem em colocar o adversário em um sofrimento físico que até sua própria alma implora por perdão, arrebentando com o corpo do inimigo, fazendo-o ter uma visão pior que o inferno, tal fato é o suficiente para acabar com a mente do oponente tirando-lhe a razão. Thanatos manipula os fios da vida das pessoas, podendo assim matar quem ele preferir, em qualquer distância que esteja. Sendo um Deus, Thanatos possui um cosmo divino extremamente poderoso, capaz de levar a morte a qualquer mortal, tambem consegue controlar o cosmo supremo, conhecido como nono sentido usado apenas pelos Deuses. Por sua natureza impiedosa, Thanatos possui um poder de combate que transcende o dos humanos, somente foi derrotado por Seiya por sua arrogancia em achar que os humanos não passam de insetos e subestimar o poder das armaduras divinas.
Do budismo, o sábio de Shakya (apropriação japonesa do nome Shakyamuni). Shakyamuni é o fundador histórico do budismo. Era filho de Shuddhodana, rei de Shakya, uma pequena tribo cujo reino hoje se situaria ao sul do Nepal central. Seu nome é composto de Shakya, o nome de sua tribo, e da adjetivação "amuni" que quer dizer sagrado ou sábio. Seu nome pessoal era Siddhartha Gautama (Siddhartha = objetivo alcançado).
Como Deus da Morte, seus golpes consistem em colocar o adversário em tal sofrimento que até mesmo sua própria alma implora por perdão,tendo uma visão pior que o inferno. E sendo aquele que comanda a morte Thanatos pode matar a quem preferir sem ao menos o tocar, mesmo se a pessoa estiver milhares de quilometros de distacia. Sendo um Deus Thanatos possui um cosmo divino extremamente forte o suficiente para fazer o Grande Mestre do Santuario ir enfrenta-lo pessoalmente e mesmo usando os selos de Athena não conseguiu sequer fazer um arranhão no Deus,com seu enorme poder Thanatos pode abrir espaços dimensionais e convocar as almas mais sombrias do Tartaro para destruir seus oponentes , sendo uma Divindade Thanatos possui diversos poderes como - imortalidade não podendo morrer de causas naturais, o controle supremo do cosmo conhecido como nono sentido, pode dar parte de seu poder a quem preferir e pode lançar esferas de energia extremamente poderosas, com estes poderes o poder de Thanatos transcende o poder usado pelos humanos. Como prova de poder, Thanatos com um simples toque de seu cosmo empurrou Manigold de Cancer um dos cavaleiros de ouro mais fortes de seu tempo a varios metros de distancia, mesmo Athena temeu pela vida de Temna quando sentiu o poderoso cosmo do Deus da Morte indo em sua direção, como um dos conselheiros do senhor do submundo Thanatos se mostra muito inteligente e perspicaz no comando de seu execito ao lado de seu irmão.Tambem como seu mestre Thanatos possui a habilidade de possuir corpos humanos, mas diferente de Hades ele pode possuir qualquer humano ele tambem mostra a habilidade de controlar as estatuas de xadrez que ficam em seu Palacio.
Radamanthys (LC) • Aiacos (LC) • Minos (TLC)
Lançando uma Esfera de puro Cosmo, Thanatos vê Seiya saltar e asas se abrirem de suas costas. Hypnos adverte sobre o espírito de luta de Seiya, cuja intensidade exigirá de Thanatos mais que simples ataques. Thanatos segue atacando, conseguindo destruir as asas da Armadura de Pégaso. Apesar do estado, Seiya se recusa a desistir e ataca com seu Meteoro de Pégaso, finalizando com o Cometa de Pégaso. Thanatos constata marcas de sangue em seus dedos. Irritado, Thanatos passa a espancar Seiya, parando inesperadamente.
Apesar da aparente situação desfavorável, o Cosmo de Seiya começa a elevar-se exponencialmente, fazendo com que o traje de pégaso, outrora em pedaços, renasça em sua forma divina.
Thanatos (do antigo grego Θάνατος/ Thánatos, "morte") é o deus da morte, retratado como um homem de cabelos e olhos prateados, por vezes tendo asas. Apesar da posição, era uma entidade menor dentro dos mitos gregos, sombreado por Hades que reinava sob os mortos. Representava a morte pacifica, em oposição as Keres que personificavam a morte violenta. Seu equivalente romano seria Mors.
Todavia, nem mesmo as armaduras de ouro foram páreos para Thanatos.Quando tudo parecia perdido, Seiya eleva seu cosmo ao estágio maior e faz com que a armadura de pégaso renasça em sua forma divina.
Shaka pode criar um lago de sangue, com apenas algumas gotas do seu sangue. Shaka é capaz de superar ilusões de certos indivíduos, pois quando é atacado por uma habilidade que projeta ilusões, ele é capaz de fazer com que o autor do ataque seja vítima da própria ilusão como no caso de sua batalha com Ikki.
Shiryu é derrubado. Shun é o próximo a atacar, lançando sua Corrente de Andrômeda. Shaka para facilmente a trajetória da corrente, a fazendo se voltar contra Shun, quase o estrangulando. Utilizando o Ohm, Shaka concentra o cosmo em suas mãos e logo depois ataca os três Cavaleiros de Bronze com sua Rendição Divina, nocauteando-os.
fazê-lo é atrapalhado pelas correntes de Shun de Andrômeda. Thanatos rapidamente derrota o Cavaleiro de Andrômeda, enfrentando em seguida Shiryu de Dragão e Hyoga de Cisne, também os derrotando.
Por sua natureza impiedosa, Thanatos possui um poder de combate que transcende o dos humanos, somente foi derrotado por Seiya por sua arrogancia em achar que os humanos não passam de insetos e subestimar o poder das armaduras divinas.