Xangô é um orixá bastante cultuado pelas religiões afro-brasileiras, considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.
José do Egito foi casado com Asenate, também escrito como 'Azenate' em algumas traduções, depois que ele deixou de ser um escravo. O casal não se tinha conhecido antes de se casarem com o Faraó.
Como não poderiam deixar de ser, os filhos do Orixá da Justiça são também justiceiros. Quem é filho de Xangô não suporta injustiças, não aceita cruzar os braços para aquilo que considera errado, corre atrás do que é certo e não se dá por vencidos até conseguir. Compram uma briga para fazer valer a sua justiça, se for necessário. São grandes exemplos para aqueles que se deixam abater por qualquer coisa. A fortaleza dos regidos por Xangô vem da crença que possuem em si mesmos, por isso são grandes vencedores na vida.
Por terem nervos de guerreiros, a tensão é algo comum nos filhos de Xangô. Não é raro encontrar um filho de Xangô com hipertensão, problemas cardíacos, problemas no sistema nervoso ou que sofra de nevralgias. Seu jeito justiceiro, autoritário, mandão e egocêntrico contribui para o aumento das tensões, pois acabam brigando com as pessoas com frequência por causa do seu temperamento e pavio curto. São pessoas bondosas e solidárias, mas é preciso ter cuidado para não aborrecê-los, pois sua ira é incontrolável. Para viver uma vida mais saudável é preciso colocar para fora seus sentimentos mais humanos como medo, saudade, dor, carência, etc. Esses sentimentos não são sinais de fraqueza, Filhos de Xangô!
Etimologicamente, Xangô é uma palavra de origem iorubá, onde o sufixo "Xa", significa "senhor"; "angô" (AG + NO = "fogo oculto") e "Gô" pode ser traduzido para "raio" ou "alma". Assim sendo, Xangô significaria "senhor do fogo oculto".
O orix guerreiro é conhecido como Xang e ele governa sobre relâmpagos e trovões. Xang é um poderoso orix que tem controle sobre relâmpagos e trovões, e que também emite fogo de sua boca.
Os filhos de Xangô herdam de seu Pai algumas de suas características mais marcantes. Sabe quais são as virtudes e defeitos dos filhos desse Orixá? Confira abaixo e identifique-se!
Há Exu, senhor do princípio e da transformação, o guardião das aldeias e cidades, que, devido à intolerância religiosa, foi associado por alguns cristãos a Satanás, um ser maligno.
A umbanda e o candomblé, religiões de origem afro-brasileira, possuem celebrações e cultos em homenagem à Xangô. O "Machado de Xangô" ou Oxé, é o símbolo principal de Xangô.
Xangô era filho de Torossi (também chamada de Iamassé) e Oraniã, irmão de Dadá Ajacá, e casado com outras três divindades: Iansã, Oxum e Obá. Ele foi rei de Òyó e muitas lendas sobre a divindade estão presentes na mitologia africana.
Ela era a segunda esposa de David e mãe de Daniel. Nabal era um homem rico e avarento que desobedeceu ao rei David. David casou-se com a viúva de Nabal. Eglah é a mãe de Ithream.
São pessoas difíceis de lidar no ambiente de trabalho. O seu jeito autoritário e sem meias-palavras faz com que muitas pessoas tomem birra dele. Não costumam aceitar a opinião alheia facilmente e falam tudo que vem à cabeça, doa a quem doer. Muitas vezes podem perder o emprego por não saber conter as palavras. Costumam se destacar em áreas como administração, contabilidade, direito ou comércio, de preferência que mexa com a vida noturna da cidade em que vive.
Outra lenda diz que Xangô castiga aqueles que tem maus comportamentos com seus raios. Por isso, ter a casa atingida ou ser atingido por um raio seria uma espécie de punição de Xangô, que exige uma mudança de conduta.
Sabia dessa? A quizila dos filhos de Xangô em especial é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a cauda e os espetos da cabeça do camarão. Caso comam, podem ter sérios problemas gastrointestinais ou alérgicos.
Uma delas conta que Xangô é extremamente justo, mas também violento, e teria vencido uma batalha contra Ogum para conquistar o coração de Iansã, que depois viraria sua esposa. Xangô lutou contra Ogum usando uma pedra capaz de soltar chamas, chamada de pedra raio.