E, a princípio, parece que João cuidou de Maria em Jerusalém, como menciona do livro de Atos dos Apóstolos: ... Disso, infere-se que, pelo menos depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus, Maria viveu com os apóstolos em Jerusalém.
Em alguns evangelhos apócrifos, como o de Tiago, ele tinha 90 anos quando casou com Maria, e morreu com 112.
De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois. O Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus.
Maria é a Mãe de Deus porque foi o próprio Cristo quem a escolheu para esta finalidade. Ela é toda privilegiada desde o instante do seu nascimento porque não esteve em nenhum momento sob o peso do pecado. Ela é Santa e sem mácula, um jardim fechado, um dos tantos títulos atribuídos a ela.
São José, José de Nazaré, José, o Carpinteiro ou São José Operário foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus.
No evangelho apócrifo em questão, ele é encarregado de cuidar de uma virgem, chamada Maria. Ela passa a viver em sua casa e o ajuda a cuidar de seus filhos menores, Tiago e Judas, até completar a idade de 14 anos e meio, quando ela poderá se casar.
José permaneceu no Egito, com toda a família de seu pai. Viveu cento e dez anos. Depois de embalsamado foi colocado num sarcófago no Egito. Seus ossos foram levados do Egito pelos filhos de Israel (Jacó) e enterrados em Siquém.
Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.
30 anos
Quando José se tornou governador do Egito, segundo no reino, abaixo apenas de Faraó, ganhou a mão da jovem Azenate como sua esposa. . Tiveram dois filhos, Manassés e Efraim.
Rubem