O termo hipercalórico surgiu entre os praticantes de musculação, na legislação o suplemento ou alimento hipercalórico estão descritos como um suplemento, ou alimento que possui alta concentração de energia. As fontes responsáveis por conceder essa energia, geralmente são as proteínas, gorduras e carboidratos.
As dietas especiais são aquelas pensadas para pessoas com alguma restrição alimentar, seja por uma patologia ou por opção.
Dietas Hospitalares: Dieta Hipolipídica São retirados da dieta as gorduras de adição como manteiga, margarina, óleo e azeite, e também os alimentos ricos em gordura, como embutidos, queijos, abacate, frituras e gema de ovo. O leite administrado é do tipo desnatado. Frutas permitidas: todas, exceto abacate.
Em uma dieta hipercalórica, é necessário ingerir um número de calorias que ultrapasse a quantidade que o seu corpo gasta durante o dia. Por isso, não pule refeições e se alimente a cada três horas, dando sempre preferência por alimentos que contenham carboidratos, vitaminas, fibras, proteínas e gorduras boas.
O hipercalórico caseiro é um suplemento alimentar com alto valor energético, composto por um mix de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes, como proteínas (albumina, BCAA, glutamina e vegetais), carboidratos (maltodextrina e dextrose) e lipídeos.
Além dos carboidratos, alguns hipercalóricos ainda adicionam na mistura as proteínas, através do whey protein ou proteínas de soja, carnes e dos ovos.
O hipercalórico jamais deverá substituir as refeições. O ideal é usá-lo como um coadjuvante para aumentar o peso e a massa muscular. No geral, o suplemento em pó, pode ser dissolvido tanto na água quanto em sucos, shakes, vitaminas, nas refeições diárias.
1- Shake hipercalórico
Para se recuperar de um treino mais pesado, preparar uma vitamina com o suplemento hipercalórico é uma ótima opção. A banana e a aveia completam o sabor e as fontes de vitaminas e fibras.
A indicação geral é de que seu consumo seja feito adicionando 200 ml de água, leite ou suco a cada 90 gramas do hipercalórico¹. Além disso, o suplemento pode ser consumido ao longo do dia, no café da manhã e durante a tarde, por exemplo, não necessariamente antes ou depois dos treinos.
Os suplementos hipercalóricos são excelentes complementos para a primeira e mais importante refeição do dia. Durante a manhã, o seu corpo vem de um longo período em jejum, o temido estado catabólico, caracterizado pelo uso dos músculos, e não da gordura, como combustível, o que prejudica o aumento da massa muscular.