Quem revela a informação é Ahsoka Tano (Rosario Dawson), uma Jedi que foi padawan de Anakin Skywalker, velha conhecida dos fãs das séries animadas The Clone Wars e Star Wars Rebels. Mando a encontra no planeta Corvus com a intenção de entregar a criança a seus cuidados.
Segundo a descoberta da Jedi, Baby Yoda foi salvo e sobreviveu à queda da República depois das Guerras Clônicas e o surgimento do Império. "Alguém o retirou do templo", diz Ahsoka. "Mas suas memórias ficam no escuro após isso." ... Caso ele seja bem-sucedido, algum mestre Jedi poderá sentir sua presença e ir encontrá-lo.
Embora se recuse a treinar a Criança (cujo nome aprendemos é Grogu), Tano instrui Mando a levá-lo a um antigo templo Jedi no planeta Tython. Uma vez lá, Grogu pode alcançar os outros Jedi usando a Força, e alguém da Ordem Jedi virá buscá-lo.
Yoda
A teoria vem da cena em que Grogu é levado por Mando para o templo Jedi em Tython. Durante o episódio, o personagem parece meditar, com um feixe de luz que sai do planeta. A especulação é de que isso seria um sinal de Grogu para outro Jedi, como um pedido de ajuda ou conexão.
Exausto, Luke se recompôs sobre a rocha de meditação em que estava e apreciou os pôr-dos-sois gêmeos de Ahch-To. Assim, Luke Skywalker, Mestre Jedi, faleceu em paz, se juntando ao seu pai e antigos mestres na Força.
Depois de muitas teorias de fãs sobre quais Jedi do vasto cânone de Star Wars poderiam aparecer, The Mandalorian abordou a questão com a maior resposta possível: Luke Skywalker. Sua aparição veio nos minutos finais do season finale, quando uma X-Wing invadiu a nave de Moff Gideon.