Em 20 de dezembro de 1917, Monteiro Lobato (1882-1948) publicou um texto no qual criticava uma exposição de Anita Malfatti (1889-1964). O escrito entrou para a história como uma declaração de guerra, o início de uma briga estética com os modernistas.
Se na história do modernismo no Brasil Mário de Andrade se destacou como um dos grandes defensores da produção artística de Anita Malfatti, em virtude da exposição pioneira de 1917, Sérgio Milliet viu com muita cautela, em contrapartida, a atividade da artista a partir de 1923, ano em que Anita Malfatti chegou a Paris, ...
Monteiro Lobato
A alternativa correta corresponde a letra E. Ele define o estilo de Anita Malfatti como a boba. Monteiro Lobato foi um renomado escritor brasileiro, suas obras infantis por muito tempo dominaram a literatura nacional, sendo o sítio do pica pau amarelo a mais famosa de suas criações.
Anita Malfatti foi a artista precursora do modernismo no Brasil e sua exposição “Pintura Moderna – Anita Malfatti”, realizada em São Paulo entre 12 de dezembro de 1917 e 11 de janeiro de 1918, foi a terceira exposição individual de um artista modernista no país, sendo que a primeira foi a de Lasar Segall, em 1913.
Anita Malfatti foi uma artista do modernismo brasileiro, estilo de época inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse movimento realizou uma quebra com a arte tradicional, isto é, a arte acadêmica, com o intuito de criar uma arte independente e nacional.
Anita Malfatti foi uma artista brasileira que participou do movimento denominado modernismo. Ela foi uma das precursoras da arte moderna no Brasil e fez parte da semana de arte moderna que aconteceu no ano de 1922. ... As pessoas desaprovaram as reproduções modernistas dessa artista.
Anita Malfatti causou uma polêmica porque suas pinturas, apesar de belas, não se compromissava com a realidade e buscava dar ênfase nas expressões e nas cores. Assim, ela também trouxe temas do seu cotidiano, nacionais, de forma que fosse uma arte legitimamente brasileira.
Anita Malfatti: obras e biografia
Tarsila do Amaral (1886 – 1973) é uma das principais pintoras da arte brasileira moderna. Sua enorme importância parte principalmente de sua habilidade em concretizar os ideais modernistas unindo, à brasilidade de suas obras, influências daquilo que estava sendo produzido de mais atual na Europa em sua época.
Anita Malfatti (1889-1964) foi uma artista plástica brasileira. A mostra expressionista da pintora realizada em São Paulo na Exposição de Pintura Moderna foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil.
Em 1917, Anita reuniu 53 de suas obras com forte tendência expressionista, a fim de expor individualmente em São Paulo na “Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti”. Esse evento tornou-se um marco do movimento modernista no Brasil. ... Esses artistas defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna.
Após a realização da Semana, alguns dos artistas mais importantes retornaram para a Europa, enfraquecendo o movimento, mas produtores artísticos como Tarsila do Amaral, grande pintora modernista, faziam o caminho inverso, enriquecendo as artes plásticas brasileiras.
Monteiro Lobato era avesso a inovações artísticas, radicava-se nas lições acadêmicas e tradicionalistas. Possuia o gênio da caçoada, e muitos dos seus contos não passavam de vingança pessoal. Mas o fato é que o seu artigo produziu resultados desastrosos à artista atacada.
A Semana foi financiada pela oligarquia paulista Mário de Andrade e Oswald de Andrade, que também eram jornalistas, usavam de seu espaço nos jornais para expor o Modernismo e defendê-lo das críticas.
A arte é manifestada em vários lugares. Os locais onde ela se encontra mais presente são: na pintura, na escultura, no cinema, na música, na dança, no teatro, na moda, entre outros. Desde a pré-história, a manifestação artística aparece.
O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
Sendo assim, ler uma obra de arte, significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar. É reinterpretar o objeto existente, criando novos significados.
Resposta: A leitura de uma obra pode ser feita através da analise de alguns itens como, por exemplo, as cores, a textura, as formas nela contidas. Isso ajuda para uma melhor compreensão da obra de arte. Deve-se ampliar o repertório para fazer a leitura com mais detalhes.
Como analisar uma obra de arte Observe as linhas. Avalie se são suaves e leves como as pinturas de Renoir, ou escuras e fortes. Olhe como o artista as usou, por exemplo, Van Gogh usou-as para mostrar as correntes de vento em noite estrelada, enquanto Munch as utilizou em “O Grito”, para exibir ondas sonoras.
durante essa leitura é importante levantar aspectos relacionados a: Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva. Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado.
Uma análise de qualquer obra de arte por meio dessas características formais é denominada análise formal. Deve-se analisar o motivo por trás das escolhas do artista: a técnica e os materiais que utilizou, o tema que transmite e como tudo isso está relacionado ao objetivo do artista em produzir a obra de arte.
Leitura de Obras - Elementos técnicos de comunicação visual. Já aprendemos nas aulas de Arte o que é Sintaxe Visual, ou seja, elementos básicos que compõem uma obra de arte visual: as cores, as linhas, as formas, a luz, etc.
Com base no seu conhecimento de arte, fale um pouco sobre a obra em si. Descreva o meio usado e a composição, bem como elementos como linhas, cores, texturas e formas. Nas suas próprias palavras, discorra sobre o significado da obra.
Os três componentes básicos de uma obra de arte, e que estão ligados de maneira inseparável, são tema, forma e conteúdo.