O teatro de revista brasileiro surgiu em 1859, no Teatro Ginásio, no Rio de Janeiro, com o espetáculo "As Surpresas do Sr. José da Piedade", de Justiniano de Figueiredo Novaes.
Teatro de Revista é um gênero teatral que surgiu na França na segunda metade do século XVII e ficou popularmente famoso no século XX, quando se espalhou pelo mundo. Sem um fio condutor de ação, os espetáculos são compostos de esquetes de caráter crítico e números musicais com figurinos extravagantes.
TEATRO DE REVISTA. O teatro de revista tornou-se um gênero popular no Brasil a partir do final do século XIX.
O teatro de revista surgiu em Paris, França, em finais do século XVIII, quando apareceu, inserido no vaudeville, um género de espetáculo chamado "revue de fin d'année" (revista de fim de ano).
Teatro de revista é um género teatral de gosto marcadamente popular que teve importância na história das artes cénicas, tanto no Brasil como em Portugal, até meados do século XX, quando alcançou o seu auge.
O Teatro de revista como o próprio nome diz é um gênero de teatro musicado que tem como característica passar em revista os principais acontecimentos do ano. A encenação é feita numa sucessão de quadros onde os fatos são revividos com intenção e humor. Tudo em meio a muitas danças, canções e outros números musicais.
Resposta: Teatro de revista é um género teatral de gosto marcadamente popular que teve importância na história das artes cénicas, tanto no Brasil como em Portugal. ... Tal como nas operetas ou nos musicais, a revista junta as contribuições da música, da dança e do teatro numa atuação global.
O teatro revista teve inicio no século XIX de genero teatral se caracteriza pela sensualidade satira social e politica. Frequentimente acontecia os espetaculos de musica e dança.
Elas entravam no palco ao som de grandes orquestras e, ao abrir a cortina, todo o elenco descia uma escadaria, desfilando luxo em plumas e paetês. Uma passagem bastante interessante, contada pela atriz e vedete Berta Loran, é que naquela época não se falava palavrões.
A origem do termo vem do francês “voix de ville” (voz da cidade). Os espetáculos de Vaudeville eram uma mistura de música e comédia, e as apresentações geralmente começavam ao anoitecer. O fato de muitos dos shows ocorrerem em bares e casas de espetáculos, chamou atenção da classe média urbana.
O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência. Os orientais consideravam estes bonecos como verdadeiros deuses, dotados de recursos mediúnicos e fantásticos.
Em 1958 aconteceu, no Rio de Janeiro, o primeiro festival de teatro de bonecos de que se tem notícia. Juntou os 16 grupos cariocas que existiam então, no restante do país, o movimento era incipiente.