Paul Vidal de La Blache
Caracterizada pelo uso de métodos matemático-estatísticos, essa nova geografia desenvolveu-se principalmente nas décadas de 1960 e 70. Na essência buscava a substituição do trabalho de campo pelos experimentos laboratoriais, com muitas mensurações, dados estatísticos, gráficos e tabelas bastante sofisticadas.
Surge então um novo paradigma, a Nova Geografia comoobjetivo de justificar a expansão capitalista, assim como dar esperanças aos “deserdados da terra”. Para tais tarefas utiliza com método o positivismo lógico (Neopositivismo), utilizando-se para isso de técnicas estatísticas.
A sistematização da Geografia teve inicio em meados do século XIX, com Humboldt e Ritter. Derivando destes dois autores surgem as correntes de pensamento geográfico. Destacam-se como correntes de pensamento geográfico: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica.
Correntes do Pensamento Geográfico
Ao considerar que a Geografia abrange fenômenos econômicos, sociais, políticos, culturais e militares, englobando também os aspectos “físicos” e ecológicos, necessita-se entender que as transformações planetárias perpassam a Geografia e a leitura do mundo por intermédio de um raciocínio geográfico complexo, que permite ...
9- Qual o significado da expressão escola de pensamento? R: Refere-se a um grupo de psicólogos que se associam ideológicamente e algumas vezes, geograficamente com o líder de um movimento.