Ictinos
O Partenon é considerado uma obra de grande pureza e perfeição. As belas proporções da estrutura derivam da razão 9:4, um ideal matemático que encampa as relações do comprimento com largura e o espaço entre as colunas, com base em seus diâmetros.
A Sudeste do Partenon, mais precisamente no bairro histórico de Makrygiannis, está o Novo Museu da Acrópole. Inaugurado em 2009 - o primeiro foi fundado em 1878 -, o museu abriga boa parte dos tesouros encontrados na colina rochosa de Atenas.
Partenon de Atenas
Explicação: As esculturas do Parthenon retratavam: Quase 100 relevos de figuras incluindo deuses, humanos, centauros e cenas mitológicas. Ao redor de todo o prédio havia outro relevo, com cerca de 150 metros de comprimento, que retratava a Grande Panathenia – um festival religioso de 4 anos em homenagem à Atena.
Nos frontões a decoração possuia uma temática diferente: a este, a dos gigantes, e a oeste, a das amazonas. A decoração esculpida deste templo é um verdadeiro hino à beleza e à harmonia. Um dos seus mais famosos relevos é a "Niké desapertando a Sandália".
É uma obra de vários artistas, mas muito provavelmente foi esculpida sob a direção de Fídias entre 442 e 438 a.C. A intepretação mais aceite é que o friso representa a procissão do peplo durante as Panateneias. É uma novidade na escultura grega, pois trata-se de um tema não mitológico num edifício de vocação religiosa.