Quem Criou O BIM?

Quem criou o BIM

Após aprovação e publicação oficial do DECRETO BIM (2020), o assunto “BIM” ganhou o “empurrão” necessário para se enraizar na indústria da construção civil, entretanto muitos profissionais do meio ainda não se atualizaram sobre a metodologia, já que em menos de um mês após a publicação, os números de buscas sobre o termo quase triplicaram no Google. E por isso, nós da SPBIM separamos alguns dos eventos mais marcantes sobre a história do BIM, para além de atualizar sobre  o que é o BIM, contextualizar sobre como aconteceu o seu processo de desenvolvimento. Para entender tal processo, é necessário voltarmos no tempo, especificamente na década de 60, junto com o surgimento do primeiro software CAD, o Sketchpad.

O Futuro do BIM na Indústria da Construção Brasileira

A gente pode elencar aqui o formato IFC. como arquivo universal para essa troca de informações. É muito comum um projetista de estrutura metálica nos entregar o IFC. e a gente enviar o IFC. da arquitetura e fazer essa troca de informações. Então o IFC é um arquivo chave para todos os projetistas dentro desse ciclo de projeto.

Após todo esse processo, em junho de 2017 lançamos a primeira biblioteca BIM dos perfis laminados da Gerdau. Os resultados foram surpreendentes, no primeiro mês tivemos mais de três mil downloads e até hoje é um dos materiais mais acessados e baixados do nosso site.

UNIDADE AV. PAULISTA ⠀

UNIDADE AV. PAULISTA ⠀

O poder público tem um papel essencial na adoção da metodologia BIM no país, principalmente pelo seu poder de compra. As iniciativas voltadas a BIM do Governo Federal ganharam combustível em 2018 com o lançamento da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, conhecida como Estratégia BIM BR. A estratégia possui metas e objetivos compilados em um roadmap de 10 anos. A ideia é que essa política setorial, seja uma política de estado.

Dimensões do BIM: 3D, 4D, 5D, 6D, 7D

BIM para Construção Civil, qual a importância?

Com a popularização dos computadores pessoais nas décadas de 80/90, os sistemas de desenhos assistido por computador, popularmente conhecido como CAD realmente decolou, dando origem ao tão conhecido no AutoCAD.  A troca da caneta nanquim e do papel manteiga, trouxeram uma eficiência no tratamento dos projetos e o seu espaço virtual evoluiu do 2D até chegar nos elementos 3D.

E tendo maior clareza no entendimento do que é o BIM, percebemos que a Gerdau - enquanto participante da cadeia da construção, como fornecedora -, poderia contribuir justamente com o desenvolvimento e a disponibilização das bibliotecas dos nossos produtos. Então, assim nasceu a ideia de desenvolver a biblioteca BIM para os perfis estruturais da Gerdau, que são nosso principal produto para o segmento da construção metálica.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

Softwares de checagem, gestão, planejamento e compatibilização: Solibri, Drofus, Synchro e Navisworks, Insight,

Por exemplo: um arquivo em Excel que você possa eventualmente utilizar para fazer uma verificação de cálculo, se você tiver um software que consiga trazer essa programação para dentro da sua ferramenta, você estará integrando projetos e aproveitando as informações. É sobre isso que é o BIM: você aproveita as informações ao longo de toda a cadeia construtiva, desde o início do seu projeto até a construção e ocupação do edifício.

E-book gratuito!

Motivos para utilizar o BIM, Democracia no BIM, Cad vs BIM, Workstation x Notebook.

Um ponto muito importante para você que está dentro de um fluxo de trabalho BIM - seja como contratante ou participante - é que você escolha seus parceiros pela suas competências e não pelo software que eles usam. Essa é uma questão relevante porque não existe um software que seja bom para tudo. Problemas específicos requerem ferramentas específicas. O importante é que seu parceiro seja capaz de entregar as informações ou entregar o modelo BIM em um formato que seja neutro, que possa ser aberto por qualquer outro software. Por isso a importância da iniciativa open BIM, que certifica softwares que sejam capazes de gerar arquivos neutros, do tipo IFC.

A parte do fluxo do projeto é um outro fator fundamental. A gente pode detalhar em um projeto, quando ele se cria, ele vem com as premissas. E o Plano de Execução BIM consolida essas premissas nesse momento, - seja através de templates, de orientações técnicas, checklists, diretrizes, quem vai participar do projeto, quais são as formas de troca de informações desse projeto...

UNIDADE HIGIENÓPOLIS

O Sienge utilizou de novas tecnologias, em um processo de inovação, onde o BIM se conecta com o Sienge por meio de uma API. A API é uma interface programável de aplicação, ou seja, um conjunto de regras e especificações que o programa deve seguir para acessar e fazer uso de serviços e recursos provenientes de outros softwares.

Sim, o BIM é para você, engenheiro de custos e orçamentista de obras. Por quê? Porque o processo orçamentário faz parte, na verdade, do processo de projeto como um todo. Uma das disciplinas que compõem a elaboração de um projeto, junto com o projeto arquitetônico, de fundação, de estruturas, é a consultoria de custos. Como o BIM veio para ficar, nós devemos, sim, fazer essa migração para a novidade que chegou. Mas como vamos fazer isso, nós, orçamentistas?

Apesar disso a sigla “BIM” só entrou em uso popular em 2002, quando um white paper da Autodesk intitula o “Building Information Modeling” como BIM. Além da sigla o tempo também trouxe novas dimensões de modelagem para metodologia, como o BIM3D “modelagem”, BIM4D “tempo”, o BIM5D “custo”, o BIM6D “sustentabilidade”, e o BIM7D “Gestão e Manutenção”, entre outras dimensões possíveis. Por este conceito o projeto não mais representa elementos, mas sim, simulam os próprios objetos que compõem a obra.

Depoimento sobre a Biblioteca BIM Gerdau

Pense nas etapas que você utiliza na elaboração de um projeto. E quantos softwares você usa entre o estudo inicial e a entrega desse projeto.Você precisa fazer análise de uma estrutura, o cálculo, o projeto arquitetônico, entregar uma memória de cálculo, uma planilha de quantidades, um memorial descritivo… São vários softwares que você usa ao longo do desenvolvimento de um projeto. O importante é que você aproveite essas informações e que elas fiquem integradas.

A exemplo do Ministério da Infraestrutura e suas subsidiárias. Por fim, porém não menos importante, vale destaque para a frente parlamentar em defesa do BIM. A frente tem atuado diretamente para regulamentar o uso de BIM na lei de licitações, e também tem atuado para inserir BIM no Portal Digital de Cadastro de obras públicas.

Como escolher a melhor ferramenta BIM?

Como escolher a melhor ferramenta BIM?

Para escolher uma ferramenta BIM, o primeiro passo é escolher um software ou uma ferramenta que resolva seus problemas. Ou seja, o melhor software para suas necessidades. Independentemente do fabricante ou das pessoas que estariam usando essa ferramenta. Você não deve escolher uma ferramenta porque o seu colega usa, e sim porque ela melhor atende suas necessidades.

Para cada etapa do projeto, a arquitetura, instalações prediais, seja em estudo preliminar, em estudo de viabilidade, anteprojeto ou projeto executivo, há um entregável fundamental para acontecer essa sinergia e integração entre eles.

Mas temos necessidades específicas também. E quais seriam elas? Primeiro, você precisa entender o software que passará a utilizar para o desenvolvimento do seu trabalho. Você pode trabalhar, por exemplo, em cima de um software de modelagem, como o Arcade. Você precisa conhecer esse software, principalmente os itens que se referem às tabelas de extração de quantitativos - essas pessoas dizem que fazem tudo automaticamente, mas não é verdade.

Quais os programas mais usados por arquitetos?

TechRadar: ranking dos melhores softwares para arquitetura de 2019

  • 3DS Max.
  • AutoCAD Civil 3D.
  • AutoCAD.
  • CATIA.
  • Chief Architect.
  • Revit.
  • Rhino 6.
  • SketchUp.

Como baixar e instalar Revit 2019?

Se você escolher Download agora, faça o download e instale o Autodesk Download Manager (DLM), quando solicitado. Em seguida, use o DLM para baixar o produto. Leia e aceite o contrato de licença e clique em Instalar. Se o navegador perguntar o que fazer com o arquivo de instalação, selecione Executar.

Como instalar Revit 2019 grátis?

Instalar e usar o serial e Product key gerados;

  1. Cadastrar no site da Autodesk (clique aqui) No site da Autodesk, na área de Revit clique no botão Create Account para fazer seu cadastro. ...
  2. Baixar o Revit. ...
  3. Instalar e usar o serial e Product key gerados.

Como instalar e crackear o Revit 2020?

Escolha a opção a ou b.

  1. 7- Selecione Eu tenho um código de ativação da Autodesk;
  2. 8- Uma vez na tela de ativação: execute o XFORCE Keygen em modo de administrador;
  3. 9- Clique em Mem Patch (você deve ver com sucesso corrigido);
  4. 10- Copie o código de solicitação no keygen e pressione gerar;

Como instalar o Revit 2019?

Acesse o site para download do Revit gratuito (para estudantes), clicando aqui....Para isso siga os passos a seguir:

  1. Selecione Version: Revit 2019;
  2. Selecione Operating System: Aqui só irá aparecer a opção 64 bits;
  3. Selecione Language: Português.

Como baixar Revit Estudante 2021?

Leia e aceite o contrato de licença e clique em Instalar. Se o navegador perguntar o que fazer com o arquivo de instalação, selecione Executar....Na Autodesk Account, é possível alterar o método de download padrão.

  1. Instalar agora. ...
  2. Download agora. ...
  3. Download pelo navegador.

Como desinstalar Revit 2021?

Efetue login como administrador do sistema local e desative o software antivírus. Usando a ferramenta de desinstalação, remova o Autodesk Revit 2021 e seus subcomponentes. As seguintes pastas (e suas subpastas e arquivos) são específicas para cada conta de usuário do Windows.