A ópera foi inventada na Itália, no fim do século XVI. A primeira delas se chamava Dafne e foi escrita por Jacopo Peri. Ela foi apresentada entre 1597 e 1598. Logo o novo estilo musical se tornou popular em toda a Europa.
Hoje a ópera apresenta-se em diferentes tipos ou formas específicos como, a Ópera-balada, Ópera Cômica ou Buffa, Ópera de Pequim, e a Opereta. A “Ópera-balada” (francesa) é um tipo de ópera que utiliza diálogos falados, intercalando com músicas inspiradas, geralmente, em temas populares.
Normalmente, uma ópera é constituída por atos, e possui uma abertura, diversas árias, recitativos e coros. Também conhecida como ouverture, vorspiel, enleitung ou introduction, a abertura é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, geralmente com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato.
Resposta. Resposta: Explicação:A ópera é formada pela junção da música com a arte dramática e as artes visuais. ... Normalmente, uma ópera é constituída pela abertura, que é a parte executada pela orquestra, localizada no fosso, e com as cortinas ainda fechadas, e introduz a ópera ou um ato.
O termo ópera provém do latim opera, plural de opus ("obra", na mesma língua), sugerindo que esta combina as artes de canto coral e solo, recitativo e balé, em um espetáculo encenado.
PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.
Numa ópera, geralmente o elenco se divide entre cantores, atores e bailarinos, enquanto que, no musical, cada artista deve executar as três funções. Um momento de grande emoção dramática é frequentemente encenado numa canção.
Ato (do latim actu), no contexto teatral, é uma das divisões ou unidades que compõem uma peça de teatro ou uma ópera. O número de atos de uma produção pode variar de um para cinco ou mais, dependendo de como o autor estrutura a sua obra. A duração de um ato costuma variar entre 30 e 90 minutos.
Outro elemento importante na ópera é o libreto, que é a história da ópera, que pode ser feita tanto pelo próprio compositor, quanto em parceria com um escritor ou poeta. Aliás, um conhecimento prévio do libreto nos ajuda a compreender melhor a obra, bem como nos possibilita prestar maior atenção aos seus detalhes.
O recitativo accompagnato (acompanhado) ou stromentato (instrumentado) é a forma de recitativo na qual a orquestra intervém, seja para pontuar o texto do solista através de alguma frase, à maneira de "comentários" musicais, ou para reforçar os acordes tocados pelo cravo, como um "tapete" sonoro.
- Qual a cor do peido? Resposta: Via de regra, incolor, porque os gases que o constituem são incolores. Imagine que interessante seria peidar laranja, tipo dióxido de nitrogênio. Ninguém mais perguntaria de quem é o peido.
Segundo, numa série indicada por letras. 3. Abreviatura de bom.
1. Espécie de declamação rítmica em que o canto não está sujeito ao compasso. 2. [Por extensão] Composição poética destinada a ser recitada com acompanhamento de música.
Um libreto ( italiano para "livreto") é o texto usado ou destinado a uma obra musical extensa, como uma ópera, opereta, oratório, cantata ou musical. ... Libretto do italiano, é o diminutivo da palavra libro ("livro").
As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do desejo e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente.