Maurice Wilkes
James Gosling
Grace Hopper
O Cobol, ou Common Business Oriented Language, é uma linguagem de programação de alto nível que, como o próprio nome indica, é voltada para o mercado corporativo.
Posteriormente, vários compiladores experimentais foram desenvolvidos. O primeiro compilador foi escrito por Grace Hopper, em 1952, para a linguagem de programação A-0.
Como todos sabem COBOL é muito usado por instituições financeiras, onde apenas a interface é feita utilizando linguagens atuais como Java.
Segundo ele, por ser utilizado em instituições financeiras, desenvolvedores estão trabalhando há décadas em atualizações que consequentemente, o tornaram referência em segurança de dados e informações sigilosas. “Além disso, ele roda apenas em mainframes, computadores menos expostos à web”, adiciona.
Funções de processamento numérico fazem dessa linguagem a melhor escolha para aplicações, já que um pequeno erro de arredondamento fracionário pode fazer uma diferença crucial. O sistema Cobol oferece precisão aritmética de 31 dígitos, tornando-o a melhor opção para o setor financeiro.