EQST

O Que Osteichthyes?

O que é osteichthyes?

Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.

Quais são os peixes Osteictes?

Os osteíctes são peixes com esqueleto predominantemente formado por ossos. Normalmente classificamos os peixes em dois grandes grupos: os cartilaginosos e os ósseos.

Qual a origem do termo osteichthyes?

De acordo com a classificação científica tradicional, a classe Osteichthyes (do grego osteos = osso, e ichthyos = peixe) agrupava os peixes ósseos, em contraposição com Chondrichthyes, os peixes cartilagíneos.

Como identificar peixes Osseos?

Os peixes ósseos possuem uma membrana que recobre as fendas branquiais, enquanto os peixes cartilaginosos possuem suas brânquias expostas, sem nenhuma proteção. As escamas também podem ser usadas na diferenciação desses dois grupos.

Quais são os tipos de escamas dos Actinopterigios?

Entre as características presentes nestes animais pode-se citar escamas finas e flexíveis denominadas elasmoides, formadas apenas por uma única camada de osso lamelar. Estas subdividem-se ainda em cicloides (lisas) ou ctenoides (ásperas devido à pequenas projeções em sua borda), de acordo com as espécies de peixe.

Quais são os representantes dos peixes ósseos?

Possuem nadadeiras com um feixe de ossos pouco espessos, em formato de leque. A maioria de seus representantes é ovípara e suas larvas, um pouco semelhantes aos adultos, são chamadas de alevinos. Poraquê, sardinha, cascudo e cavalo-marinho e peixe-voador são alguns representantes desse grupo.

Quais as principais características do grupo dos peixes ósseos osteíctes )?

As suas características principais incluem um corpo, mais alto que largo e de silhueta oval, o que facilita a deslocação através da água. A cabeça estende-se da ponta do focinho á abertura do opérculo, o tronco daí ao ânus, para trás do qual se tem a cauda.

Quando surgiram os Actinopterygii?

Os primeiros registros fósseis de Osteíctes datam do Siluriano. Entretanto, foi apenas durante o Devoniano que estes peixes se diversificaram em duas linhagens: Actinopterygii (actinos = espinhos ou raios, pterygium = nadadeiras) e Sarcopterygii (sarcos = carnosas).

O que são os condrictes dê exemplos *?

Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras. Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras.

Como é a respiração dos peixes ósseos?

Para ajudar na sua sustentação e flutuabilidade, os peixes ósseos possuem a bexiga natatória. Sua respiração é branquial, ou seja, por meio de brânquias, onde a água passa e acontece uma troca de oxigênio ao mesmo tempo que o gás carbônico que estava no corpo dele é eliminado.

São estruturas de peixes ósseos?

Os peixes ósseos possuem endoesqueleto e opérculo formados, predominantemente, por ossos. Essa segunda estrutura protege as brânquias e aumenta a eficácia da circulação de água e, consequentemente, da respiração. São bastante variáveis quanto à forma, tamanho, cores, hábitats e nicho ecológico.

Quais os tipos de escamas que existem?

Tipos de escamas de peixes
  • Características comuns. Escamas dos peixes são produzidas na mesoderme da pele. ...
  • Escamas placoides. ...
  • Escamas cosmoides. ...
  • Escamas ganoides. ...
  • Escamas cicloides e estenoides.

Quais os tipos de escamas que podem estar presentes nos peixes?

Peixes ósseos apresentam escamas dérmicas, originadas pelas células da derme e recobertas por uma fina camada de células epidérmicas. Répteis e aves têm escamas córneas, formações de queratina originadas pelas células epidérmicas.

Quantos tipos de nadadeiras dos peixes podem apresentar?

Em geral, os peixes têm sete nadadeiras, três ímpares (dorsal, anal e caudal) e duas pares (peitorais e pélvicas) (Fig. 9). As nadadeiras têm papel fundamental na locomoção, cada uma delas com uma função específica, relacionada ao movimento de cada espécie de peixe.

Quais são os representantes dos peixes cartilaginosos?

Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras. Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras. A maioria das espécies de condrictes é marinha.

Qual a composição química do esqueleto desse peixe?

Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos. Não pare agora... ... Enquanto os peixes cartilaginosos possuem uma boca ventral, os peixes ósseos apresentam sua boca na região anterior do corpo.