As ocas são construídas coletivamente, ou seja, com a participação de vários integrantes da tribo. ... As estruturas das ocas são bastante resistentes, pois elas são construídas com a utilização de taquaras e troncos de árvores. A cobertura é feita de folhas de palmeiras ou palha. Uma oca pode durar mais de 20 anos.
Onde vive a maioria deles? Cerca de 55% da população indígena vive na chamada Amazônia Legal. Essa região abrange os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.
A hipótese mais plausível para o crescimento é de que tenham surgido declarações indígenas, as pessoas passaram a se identificar como tais. O que pode ter contribuído com esse cenário foi a promoção de incentivos e programas para essa população e a aparente diminuição do preconceito nas áreas urbanas.
Pelo simples fato de nessa região suas culturas estarem mais conservadas.As populações indígenas originais do Brasil antes do período colonial se espalhavam por todo o território do país,se concentrando principalmente no sul,sudeste e centro-oeste,tendo também uma boa população no norte e nordeste,mas a maioria dessas ...
Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no País, 502.
A região Norte do país é a que possui maior contingente, com mais de 300.
Amazônia Legal
Verificado por especialistas Hoje a parte do Brasil com a maior concentração de de matas e florestas é no norte do Brasil, por isso a concentração de indígenas acaba sendo mais comum nessa região, e demonstra a forma como a necessidade de conservação dessa área é importante para eles.
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010. Na análise das Unidades da Federação, o Estado do Amazonas possui a maior população autodeclarada indígena do País, com 168,7 mil; o de menor, Rio Grande do Norte, 2,5 mil.
Os municípios são São Gabriel da Cachoeira (29 mil), São Paulo de Olivença (15 mil), Tabatinga (14,9 mil), Santa Isabel do Rio Negro (10,9 mil) e Benjamin Constant (9,8 mil).
Amazonas
Um dado importante foi o aumento da proporção de indígenas urbanizados. A atual população indígena brasileira, segundo resultados preliminares do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 817.
817 mil pessoas